Versão para impressão | Indicar para amigo
A prestação de contas do PAC é feita para a sociedade através de balanços quadrimestrais. É um relatório com a avaliação do andamento do Programa em seus principais aspectos e acompanhamento da execução das obras monitoradas. O objetivo do Comitê Gestor do PAC ao divulgar os dados do programa é o de aprofundar a transparência na administração pública.
Este é o segundo balanço quadrimestral do PAC em 2009 - oitavo desde o lançamento do programa – e ocorre em um cenário promissor para o Brasil. A escolha do Rio de Janeiro para sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e a Copa de 2014, colocam no horizonte um conjunto de investimentos associados à realização destes eventos. Além disso, no segundo trimestre de 2009, a economia voltou a acelerar. O PIB de abril-junho cresceu 1,9% sobre janeiro-março, a produção industrial registrou a sétima alta mensal consecutiva, em agosto foram criados 242 mil novos empregos com carteira assinada e o acumulado do ano chegou a 680 mil postos. Estes números e os apresentados no arquivo anexo demonstram uma reação positiva às medidas tomadas pelo Governo em resposta à crise.
No arquivo anexo poderá também ser visto que o PAC envolve o monitoramento de 2.392 ações, sem contar Saneamento e Habitação. Em agosto de 2009, 22% estão concluídas; 70% com andamento adequado; 7% em situação de atenção e 1% com ritmo de execução preocupante, pelo critério de valor. Por quantidade, são 39% concluídas; 52% adequadas; 7% em atenção e 2% preocupantes.
Deputado Cândido Vaccarezza
Líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados
09 de Dezembro de 2009
• Segundo balanço quadrimestral do PAC 2009 - 3236012KB