Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

Prêmio

José Genoino - Escolhas Políticas é premiado

 

O livro de Maria Francisca Pinheiro, sobre a história de Genoino, recebeu o Prêmio Sergio Buarque de Holanda, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional.

Indicado para a categoria ensaio social, ganhou de "Dom Pedro II - Ser ou não ser" de José Murilo Carvalho e de "A passagem do três ao um" de Leopoldo Waizbort, sobre a obra literária de Antônio Cândido.

O juri foi composto por Maria Angélica Madeira, Isabel Lustosa e Barbara Freitag.

O livro, que começou a ser escrito em 1997, fazia parte de uma iniciativa da UnB de retratar a vida e o pensamento de políticos importantes. Também fizeram parte desta coleção Cristovam Buarque e Roberto Freire.

Para a autora a história de Genoino é "interessantíssima. É a história de uma época."

Barbara Freitag afirma que o livro é "um extraordinário trabalho de pesquisa e reconstrução histórica de um período negro do país".

Gilberto Gil 

Já o Ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse que acha "ótima" a premiação de R$ 12,5 mil, pela Biblioteca Nacional, ao livro da professora Maria Francisca.

- Não tem nada a explicar. É o Genoino. Um personagem interessantíssimo da vida brasileira - disse o ministro na Escola Nacional de Circo, no Rio. (O Globo - 18/12) 

17 de Dezembro de 2007

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: