Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

Direita neoliberal quer agora precarizar os direitos sociais

O deputado José Genoino (PT-SP) usou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (17) para fazer um reflexão sobre as conjunturas nacional e internacional. Ele fez uma avaliação da atuação da direita e da esquerda no mundo atual. "Qual o grande problema da nova direita, do neoliberalismo hoje? É que após a queda do muro (Berlim) e após a maior acumulação capitalista da história da humanidade, que foi a transferência do patrimônio público para o privado, a direita neoliberal precisa de uma terceira onda de reforma, que é a precarização dos direitos sociais. É o chamado custo trabalho", afirmou.
 
Genoino ressaltou, no entanto, que garantir o processo de acumulação e mexer no custo trabalho gera uma dificuldade muito maior do que falar mal do Estado e justificar as privatizações. "A esquerda, por outro lado, tem uma proposta radicalmente democrática, de mudar a ordem por dentro da ordem, mudar a sociedade sem ruptura, mudar a sociedade aprofundando o Estado Democrático de Direito", acrescentou.
 
O deputado enfatizou que o Governo Lula é um governo que tem uma identidade com a esquerda. "É um governo de esquerda porque na questão central ele está mudando o país com a distribuição de renda, com o combate à pobreza e os programas sociais", citou.

Genoino citou um artigo do jornal O Globo que diz que o Programa Bolsa Família é o maior programa de combate à pobreza do mundo e que, associado com ao programa Territórios da Cidadania, são iniciativas para solucionar o problema da desigualdade. "Quando se colocam milhões de pessoas no mercado, está-se mexendo com a renda; quando se aumenta o salário acima da inflação, está-se mexendo com a renda. Trata-se de um caminho processual", afirmou o petista.
 
O deputado destacou que faz parte da esquerda que se formou pela via rupturista. "Nós fomos derrotados. Agora, nós temos que adotar o caminho processualista, o caminho de avançar radicalizando a democracia, e o Governo Lula está mostrando que esse é o caminho mais acertado, o mais correto, mesmo perante um setor da esquerda que queria contrapor Hugo Chávez (presidente da Venezuela) e Evo Morales (presidente da Bolívia) a Lula, uma contraposição falsa e enganatória", afirmou.
Na verdade, segundo Genoino, o caminho trilhado pelo Brasil e o caminho do presidente Lula é o caminho que está mostrando ser o mais consistente, o mais estável, e o mais correto para construir este projeto. "Pela primeira vez nós estamos articulando, a um só tempo, crescimento sustentável, sem vulnerabilidade externa, com sustentação social e recomposição do papel do Estado", afirmou.
 
Genoino defendeu ainda a reforma política do funcionamento das instituições, do sistema político eleitoral e dos partidos. "É necessário que a democracia brasileira se democratize, para que tenha representação e funcionalidade".
Fonte: Agência Informes (www.ptnacamara.org.br)

19 de Março de 2008

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: