Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

HISTÓRIA

José Genoino homenageia movimento estudantil de 68

O deputado José Genoino (PT-SP) destacou em Plenário a importância do legado da geração de 1968 para o País. Na visão do deputado, o movimento de 68 foi político, ideológico e cultural, e teve naquela geração, particularmente no movimento estudantil – do qual participou –, uma vanguarda social e política. “Aquela geração marcou a história do Brasil na busca do caminho transformador pela liberdade, pela construção de uma sociedade justa”, afirmou.

Genoino acrescentou que, ao lado das reivindicações concretas das universidades, como as lutas pela reforma universitária e pela autonomia dessas instituições, o movimento estudantil incorporou no seu ideário as lutas contra a ditadura militar e pelo socialismo, em uma época na qual o mundo atravessava revoluções.

O deputado observou que o final da década de 60 foi um período de intensa ebulição política, mas foi também uma época de contestação cultural e comportamental. Ele acredita que não foi por acaso que aquela geração influenciou decisivamente o comportamento dos estudantes universitários, cuja frase mais significativa era: é proibido proibir. “Mas era proibido proibir no sentido amplo da palavra revolução, revolução no sentido do conteúdo, da mudança profunda que acontecia no Brasil”, disse.

Censura e homenagem

Genoino lembrou que, após o Ato Institucional nº 5, a geração de 68 foi “emparedada”, impedida de ter uma alternativa política e democrática para continuar lutando pelos seus ideais. “Boa parte dela se manifesta em oposição armada ao regime militar, com atos de heroísmo, bravura, coragem política e de muita generosidade”, avaliou.

O deputado ressaltou que o endurecimento do regime militar, com a violência institucionalizada, exílio, tortura e desaparecimentos políticos, deixaram marcas profundas na luta pela democracia brasileira. “Temos que olhar essas marcas sempre com a idéia de pensar o presente e o futuro, para buscar lições de quanto é importante a luta pela democracia, pela liberdade, pela disputa política democrática, pela organização e manifestação do povo, dos trabalhadores, dos estudantes, pela livre organização partidária, como tem ocorrido nesses 24 anos de democracia”, concluiu.

Para ler a íntegra do pronunciamento de Genoino, clique aqui.

Fonte: Jornal da Câmara

04 de Junho de 2008

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: