Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

MEIO AMBIENTE

Líder do PT pede reflexão do Parlamento sobre importância de preservação ambiental

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, será marcado por uma comissão geral no Plenário da Câmara, às 14h, para discutir as questões ambientais e a Amazônia. Para o líder do PT na Casa, deputado Maurício Rands (PE), a iniciativa é oportuna para que se reflita sobre como o modelo de desenvolvimento em curso ameaça o planeta. Segundo Rands, a reflexão desafia a todos os membros do Parlamento brasileiro a analisarem quais medidas deverão ser votadas para combater o aquecimento global, proteger as florestas do País e preservar a biodiversidade brasileira.

"Temos que diminuir nosso consumo, a forma de utilizar os recursos energéticos e nossos meios de transportes. Não é possível, por exemplo, continuar com este modelo individualista de milhões de pessoas se locomovendo sozinhas em um automóvel. Temos que reduzir a emissão de gás carbônico para diminuir o efeito estufa, que provoca o aquecimento global e ameaça a sobrevivência de milhares de espécies, sobretudo a espécie humana", afirmou.

O ponto central do debate na comissão geral, segundo o deputado José Genoino (PT-SP), é a Amazônia. "Temos que discutir e encontrar um tripé que garanta o desenvolvimento econômico com sustentabilidade social e ambiental para esta região", afirmou. Ele disse que não dá para pensar em um modelo de desenvolvimento produtivo sem considerar o interesse econômico, a defesa da floresta, o zoneamento agrícola e regularização fundiária.

O debate, na avaliação do deputado Iran Barbosa (PT-SE), é fundamental neste momento em que a Amazônia está no centro das atenções internacionais. "Precisamos reafirmar nossa soberania e implementar medidas que garantam o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Além do aquecimento global precisamos nos preocupar com o uso racional da água, com a preservação das nossas bacias hidrográficas, com a garantia de saneamento básico em todos os municípios e com uma política adequada para os resíduos sólidos", enumerou.

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) ressaltou que a discussão em plenário demonstra a preocupação da Câmara com a questão ambiental. "Nossa maior contribuição será na agilização da aprovação de projetos de leis fundamentais para o meio ambiente que tramitam na Casa", disse. Ele afirmou ainda que o Parlamento precisa incentivar os municípios a implantar a Agenda 21, programas de inclusão social, de sustentabilidade urbana e rural e de preservação dos recursos naturais e minerais.

O deputado Praciano (PT-AM) também defende que a Amazônia seja o tema central do debate. "É discutir a Amazônia e pensar em sustentabilidade, que só virá com mais recursos para a pesquisa e vigilância da região", acrescentou.

Fonte: Informes do PT

05 de Junho de 2008

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: