Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

DEBATE

Genoino discursa sobre significado político do ano de 1968

O deputado José Genoino (PT-SP) ocupou a tribuna na semana do dia 2 de junho para analisar o "momento histórico de 1968". Ele foi um dos participantes das mobilizações estudantis da época. Sobre a participação, ele organizou dois depoimentos que se transformaram em livros: o primeiro, "Entre o Sonho e o Poder", da escritora Denise Paraná; o segundo, "José Genoino: Escolhas Políticas", escrito pela professora Maria Francisca Pinheiro, do Ceará, nos quais analisa o significado político de 1968.

O hoje deputado foi dirigente estudantil na época. "Participei intensamente das mobilizações de 1968 e quero aqui fazer duas homenagens, que simbolizam a geração com quem convivi intensamente na União Nacional dos Estudantes: ao companheiro Honestino Guimarães, desaparecido, que lutou revolucionariamente nas cidades, e à minha companheira Helenira Rezende de Souza Nazareth, que morreu no sul do Pará, na Guerrilha do Araguaia".

Vanguarda

Genoino contrapôs-se à idéia de que aquele ano representou apenas um movimento exótico, cultural, comportamental ou apenas um movimento juvenil. "O movimento de 1968 foi político, ideológico, cultural, revolucionário, que teve na sua geração, particularmente no movimento estudantil, uma vanguarda social e política que, ao lado das reivindicações concretas das universidades, incorporou a luta contra a Ditadura Militar e pelo socialismo, naquela época de revoluções que o mundo atravessava".

Para o deputado, a geração de 1968 é uma ponta de ligação entre o que representou 1964 como ruptura institucional através do Golpe Militar e, ao mesmo tempo, um elo para discutir as esperanças do futuro. "Era uma geração que embalava o sonho e a utopia da Revolução Cubana, de Che Guevara, que morreu em outubro de 1967, da Revolução Vietnamita, da Revolução Chinesa e de vários movimentos revolucionários em que embarcaram àquela época". A frase mais significativa da época, exemplificou, era: "é proibido proibir".

Genoino lembrou em seu discurso do que veio após 1968, do Ato Institucional nº 5, quando "aquela geração foi emparedada, impedida de ter uma alternativa política e democrática para continuar lutando pelos seus ideais. E parte dela se manifesta em oposição armada ao regime militar, com atos de heroísmo, bravura, coragem política e de muita generosidade".

MDB

A retomada do processo democrático, disse o deputado do PT, a partir da década de 1980, veio com a vertente da luta social dos trabalhadores do campo e da cidade, com a própria reorganização da União Nacional dos Estudantes e com a luta da oposição política. "Nesse sentido, temos que sempre fazer referência ao principal partido de oposição, que se credenciou a partir de 1974, o então MDB. Faço questão de registrar que, em 1974, quando fui preso político, foram os candidatos e deputados do MDB de então que nos visitavam e falavam na campanha eleitoral de 1974", disse.

PT

Posteriormente, disse, a experiência de democratização produziu uma nova escolha política. "O Partido dos Trabalhadores deu uma contribuição decisiva na luta pela democratização do País, tanto no movimento social quanto no movimento político, tanto nas eleições, quanto nas campanhas políticas. É importante a reforma político-partidária, casar a luta democrática com a luta econômico-social, com o crescimento, com a distribuição de renda, com a soberania, com a diminuição da pobreza. Trata-se de um processo de construção de um projeto de país. Nós deputados integramos a base de apoio de um governo que está lutando para construir esse projeto de país, com muitas tarefas e desafios pela frente", disse.

Para Genoino, a esquerda brasileira tem que se colocar ao lado daqueles que fazem uma análise "não apenas laudatória, de elogio, mas rompendo com o preconceito daqueles que não querem avaliar o verdadeiro significado de 1968, para buscarmos as lições de uma esquerda que nunca abriu mão do seu valor principal, que é a luta pela igualdade social".

Para ler a íntegra do pronunciamento de Genoino, clique aqui.  

Fonte: Informes do PT

06 de Junho de 2008

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: