Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

PRONUNCIAMENTO

Genoíno elogia governo Lula e aponta “partidarização” na grande mídia

O deputado José Genoino (PT-SP) destacou a avaliação dos Ensinos Fundamental e Médio, divulgada na semana passada, cujos resultados, segundo o parlamentar, já atingiram a meta prevista para o próximo ano. Ele reclamou que o assunto não foi “destaque em manchete, nem amplamente discutido pela cobertura partidarizada da grande mídia brasileira”. Na avaliação dele, o enfoque principal da grande mídia, “devido ao seu viés ideológico e partidarizado”, é noticiar e destacar “escândalos sobre o governo Lula”. Segundo Genoino, o mesmo procedimento foi adotado em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), de 5,8% no primeiro trimestre. “A manchete tinha que relativizar a boa notícia, afirmando que os gastos públicos aumentaram, e que há uma tendência à desaceleração do crescimento”, criticou.

O deputado também discordou das críticas da imprensa à aprovação, pela Câmara, da Contribuição Social para a Saúde (CSS), de 0,1% sobre a movimentação financeira, que resultará em cerca de R$ 10 bilhões por ano para o setor. Na avaliação do deputado, o tributo representa “um cafezinho” para quem ganha a partir de R$ 5 mil, e a CSS atingirá as grandes movimentações financeiras. Além disso, acrescentou, os recursos serão utilizados para aumentar os investimentos nos serviços de atendimento móvel de urgência, nas internações em hospitais, na melhoria de equipamentos, e na contratação de médicos. “Só pode existir boa gestão com recursos”, argumentou.

Para o deputado, essa cobertura “partidarizada” faz com que o pensamento “conservador e de direita”, ao se negar “a aumentar os investimentos em saúde pública”, prefira relatar tragédias e não dar condições para resolver um problema grave, “porque quem usa a saúde pública é o pobre”. Genoino afirmou que essa cobertura da mídia é percebida pela população brasileira e que o país, sob o governo Lula, está avançando em questões estratégicas. “No primeiro mandato do presidente Lula, todo mundo perguntava: onde estão os 10 milhões de empregos? Eu nunca mais ouvi a oposição perguntar pelos 10 milhões de empregos, porque nós já geramos mais de 10 milhões, com carteira assinada”, afirmou.

De acordo com Genoino, a solução para os problemas existentes “é processual”. Ele lembrou ser de uma geração que acreditava na ruptura abrupta e rápida e, a partir dessa experiência, percebeu que era necessário “mudar, provocar transformações pela via processual e democrática”. O parlamentar parabenizou o ministro da Educação, Fernando Haddad, pelos bons resultados na área e disse que o atual governo está “no rumo certo”. Segundo Genoino, o país tem rumo quando melhora a educação e investe mais em saúde, e está dando o exemplo disso ao diminuir a pobreza por meio de programas como o Bolsa Família, Luz para Todos, Pronaf e crédito consignado, além de adotar uma política para o salário mínimo e gerar mais empregos.

Para ler a íntegra do pronunciamento de Genoino, clique aqui.

Fonte: Jornal da Câmara

16 de Junho de 2008

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: