Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

IPEA

Programas do governo explicam redução da pobreza no país, afirmam petistas

Deputados petistas usaram a tribuna da Câmara, no dia 5 de agosto, para comentar os dados da pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) que revelam que o percentual de famílias pobres caiu de 35% para 24,1% da população nas seis maiores regiões metropolitanas do país entre 2003 e 2008. O deputado José Genoino (PT-SP) afirmou que os números mostram uma redução de quase um terço no percentual de pobres, ou cerca de 4 milhões de pessoas.

Segundo Genoino, é necessário destacar que, segundo a pesquisa do Ipea, o crescimento econômico, a elevação do salário mínimo e os programas sociais focados nos pobres explicam essa melhora na renda e a redução da pobreza. "Esses elementos mostram que as políticas de distribuição de renda do nosso governo, do governo Lula, estão no caminho certo. São percentuais significativos porque, apesar de revelar ainda a concentração de renda dos mais ricos, a pesquisa mostra um deslocamento em relação à população mais carente, mais pobre", afirmou.

O deputado Genoino explicou que o crescimento econômico vem acompanhado de mais empregos, que estão basicamente na base da pirâmide. "A expansão do emprego representa, inclusive para a classe média, a continuidade desse crescimento econômico. Portanto, destacamos como fator importante esses elementos divulgados hoje (5 de agosto) pela pesquisa do Ipea, que mostra o compromisso do nosso governo com a diminuição da pobreza e a luta por igualdade social e desconcentração de renda. Esse é um processo em que estamos trabalhando e investindo e, com certeza, os números melhorarão mais ainda ao longo do processo", acrescentou.

Inclusão social

Também da tribuna, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) destacou que o Brasil experimenta uma mudança na qualidade de vida, uma redução da pobreza e uma redução da população indigente. "Isso é conseqüência de um caminho político que o governo Lula experimenta. Em que pesem as críticas da oposição, aqui está um dado da realidade, que é exatamente a inclusão social verificada em pesquisas nas principais regiões metropolitanas do país. Esse dado tem sustentação científica e social. Não é à toa que o governo Lula experimenta esse apoio da população em geral, que reconhece essa mudança na qualidade de vida", afirmou.

Para ler a íntegra dos pronunciamentos de Genoino sobre o tema, clique aqui e aqui.

Fonte: Informes do PT na Câmara

06 de Agosto de 2008

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: