Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

GRAMPOS TELEFÔNICOS

Genoino: "Lula agiu corretamente ao afastar temporariamente direção da Abin"

O deputado José Genoino (PT-SP) elogiou nesta terça-feira (02/9), durante pronunciamento, a atitude do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afastou temporariamente a cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) enquanto é investigado o suposto envolvimento do órgão na escuta telefônica ilegal do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

"Destaco a importância da atitude do presidente da República de suspender a atual diretoria da Abin, para que o processo de investigação se realize de maneira correta, isenta e segura para apurar essa atividade ilegal que contraria os princípios constitucionais e também os princípios da lei que criou a Abin", disse.

Para o parlamentar petista, o presidente Lula "agiu corretamente, não fazendo julgamento, não culpando o diretor da Abin, Paulo Lacerda. Mas decidiu por um afastamento temporário, para que a investigação, numa área sensível, ocorra de maneira isenta, sem disputa partidária, que não vai resolver um problema estratégico", disse.

José Genoino revelou repúdio pela forma com que os partidos de oposição têm tratado o tema. "O discurso feito por alguns setores da oposição, com palavrório inadequado, referindo-se ao ministro da Justiça como chefe da Gestapo, tem o meu repúdio e o meu protesto. Não é nada disso: o governo está agindo com seriedade e cautela para tratar de assunto delicado", disse. O deputado Genoino defendeu a organização de uma inteligência de Estado separada das atividades policial, militar e criminal.

Fonte: Informes do PT na Câmara

03 de Setembro de 2008

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: