Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

ELEIÇÕES 2008

Deputados avaliam desempenho do PT nos estados

Os deputados federais petistas José Genoino (SP), Fernando Ferro (PE) e Eudes Xavier (CE) avaliaram, ontem, como positivo o desempenho do PT e da base aliada do governo Lula em seus respectivos estados nas eleições municipais de 2008. Segundo os parlamentares, o partido sai fortalecido nas vitórias em primeiro turno. Além disso, eles avaliam que o PT tem grande chance de ampliar seus percentuais em relação aos seus principais adversários nas votações em segundo turno, com destaque para a capital paulista, onde a petista Marta Suplicy disputa com o atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM).

Ao fazer um balanço sobre o desempenho do partido em São Paulo, Genoino ressaltou que o PT já apresenta um crescimento significativo no número de prefeitos e vereadores. O desafio agora, segundo o parlamentar, é vencer a "queda de braço" na capital. "Se considerarmos o colégio eleitoral do estado, o desempenho do PT foi muito bom. Do ponto de vista político, a guerra central vai ser na capital, na disputa entre Marta e Kassab. Vai ser uma disputa pesada e radicalizada, mas acho que temos chance de ganhar", afirmou. Ao todo foram eleitos 61 prefeitos em todo o estado.

Genoino acredita que a campanha da petista para o segundo turno deverá ser pautada por propostas concretas, inclusive em projetos implantados por Marta quando foi prefeita da cidade. "O embate vai ser focado em projetos e modo de governar. Temos que ressaltar os benefícios que sua gestão passada trouxe para a cidade, a exemplo do Bilhete Único, corredor de ônibus e acesso à Internet. Acho que temos chance de demonstrar a diferença e os avanços que queremos fazer em São Paulo, sempre relacionando com os avanços do governo Lula", afirmou.

O petista lembrou, no entanto, que Marta enfrentou uma gestão difícil no passado, quando herdou "dois anos de FHC, marcados por recessão e desemprego, e outros dois anos do início do governo Lula, que foram muito difíceis".

Pernambuco

O deputado Fernando Ferro também fez uma leitura positiva do cenário em Pernambuco. "No geral, o PT cresceu, inclusive mantendo a capital que foi a mais importante vitória no estado e também no plano nacional. Saltamos de cinco para oito prefeituras. Ampliamos em cerca de 40% o número de vereadores e assistimos um crescimento expressivo da base de apoio do presidente Lula. De 185 municípios do estado, cerca de 140 foram de prefeitos que estão na base dos partidos do governo Lula", afirmou.

Ainda segundo o petista, todos os partidos de oposição ao governo Lula no estado tiveram sua representação diminuída.

Ceará

O deputado Eudes Xavier também comemorou o desempenho do PT no Ceará, onde o partido conseguiu reeleger todos os nove prefeitos e ainda eleger outros seis. "Encerramos o primeiro turno com um total de 15 novas gestões, incluindo a capital Fortaleza, com um eleitorado importantíssimo para o estado do Ceará. Isso confirma o acerto do PT no estado", comemorou. Para o parlamentar, o desempenho do governo Lula foi decisivo para o sucesso do PT no estado. "Na medida em que as políticas sociais do governo Lula chegam na vida das populações mais pobres, o desempenho do partido se torna mais evidente. Foram vitórias qualificadas e muito importantes', avaliou.

Fonte: Informes do PT na Câmara

08 de Outubro de 2008

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: