Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

ECONOMIA

José Genoino elogia medidas do governo para contornar crise financeira

Laycer Tomaz/Agência Câmara
O deputado José Genoino (PT-SP) manifestou seu apoio às medidas de estímulo ao consumo e à produção anunciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada (8 a 12 de dezembro). Ele destacou que, juntamente com iniciativas anteriores, o governo federal mostra disposição e oportunidade ao enfrentar a crise mundial sem comprometer o crescimento econômico e os programas de inclusão, de distribuição de renda e de geração de emprego.

O parlamentar destacou algumas das decisões anunciadas, como as novas alíquotas para o Imposto de Renda, que, em sua opinião, beneficiarão o contribuinte, especialmente a pessoa física da classe média. Ele informou que a mudança implica renúncia fiscal de cerca de R$ 1 bilhão. A esse valor, soma-se a renúncia anunciada de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de R$ 4,9 bilhões, com incentivo ao mercado automobilístico.

Com a redução das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), disse, o governo também espera facilitar o crédito, estimulando o consumo. A essas medidas, acrescentou, somam-se decisões, algumas delas votadas e aprovadas pelo Congresso Nacional, como o aumento da parcela de recursos obrigatoriamente destinado aos bancos em operações de crédito rural, a permissão para que empresas de construção civil beneficiem-se com a destinação de parte dos recursos da poupança para financiar capital de giro; a autorização normativa para o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal comprem bancos em dificuldades; além da permissão para que a Caixa adquira participações minoritárias em empresas de construção civil.

José Genoino afirmou que, com essas decisões, o presidente Lula coloca-se como o “propagador do otimismo e da confiança política”. Segundo ele,a crise internacional é, além de uma crise de crédito, também uma crise de confiança política.

O parlamentar afirmou que a boa recepção do pacote de medidas também se deve ao método democrático de tomada de decisões assumido pelo governo. Ele afirmou que o presidente ouve todos os envolvidos, respeita o contraditório, negocia e pondera as questões externas antes de decidir.

Na opinião de Genoino, a crise financeira internacional mostrou o fracasso do neoliberalismo. Segundo ele, sua superação oferece a oportunidade para que sejam pensadas soluções inovadoras. “Temos que buscar novas saídas e novos caminhos para construir um futuro melhor para a humanidade e para o nosso país”, disse. Ele afirmou que o Brasil tem grande contribuição a dar nesse debate, seja pelo seu tamanho geopolítico, por sua influência regional, sua capacidade de liderança e sua articulação, “na pessoa de Lula”.

Pesa também, afirmou o deputado, a experiência brasileira na crise. José Genoino acredita que o país passa pela crise em melhores condições do que os outros países emergentes porque desfruta dos resultados das políticas adotadas desde 2003. Ele afirmou que, embora tenham sido decisões difíceis, a discussão do superávit, a questão dos juros, a relação dívida/PIB e a reforma da Previdência aumentaram as condições do país para driblar tais problemas.

Confira a íntegra do pronunciamento de Genoino aqui.

Fonte: Jornal da Câmara

16 de Dezembro de 2008

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: