Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

GOVERNO FEDERAL

Genoino: “presidente tem de ser do PT”

Deputado federal acredita que governos municipais sob comando da sigla ficarão enfraquecidos caso presidente eleito seja de outro partido.

Em visita ontem a Andradina, o deputado federal José Genoino (PT) defendeu a continuidade do Partido dos Trabalhadores na presidência da República para o fortalecimento das administrações municipais. Enquanto discorria sobre o tema “OPT e a Sociedade” para a militância do partido em uma faculdade, o parlamentar disse que se a legenda não obtiver a vitória nas próximas eleições, os governos municipais sob comando da sigla se enfraquecerão, “por mais que estejam bons”.

O deputado veio ao município participar do Seminário Estratégico de Gestão Municipal, organizado pelo Diretório do PT de Andradina e da Macroregião de Araçatuba, que tinha por objetivo discutir a conjuntura partidária e políticas públicas a serem implantadas nas cidades governadas pela legenda. O evento que começou na sexta-feira e terminou no sábado reuniu, entre outras lideranças petistas, os também deputados federais João Paulo Cunha e José Mentor. E ainda os deputados estaduais Zico Prado e Roberto Felício, além do presidente do partido no Estado, Edinho Silva. Todos eles estiveram presentes no primeiro dia do encontro. Prefeitos e vereadores do PT na região marcaram presença no evento partidário.

Para Genoino, que deve tentar a reeleição no ano que vem, as prefeituras comandadas por petistas servem de “pilastras” para o fortalecimento do partido na esfera federal. “Esses governos fazem parte de um sistema estratégico do partido para construir a maioria”, disse. “O PT aprendeu a fazer alianças com todos os partidos que estejam de acordo com o nosso programa”, declarou, ao comentar o crescimento do PT nas últimas eleições.

Domínio

Entre os 43 municípios da região, após o pleito do ano passado, o partido aumentou de uma para cinco o número de prefeituras sob seu domínio. Três delas estão entre os municípios mais populosos da região: Araçatuba, Andradina e Penápolis. Em Santo Antonio do Aracangá e Guzolândia, o PT também governa.

O prefeito de Penápolis, João Luis dos Santos, também defende a permanência do PT no governo federal, mas ponderou as declarações de Genoino. “O presidente Lula conseguiu estabelecer uma relação republicana entre todos os municípios, de forma igualitária. O próximo presidente terá que seguir esse raciocínio, porque, senão, será um retrocesso”.

Experiência

Genoino disse que o próximo pleito será marcante para o PT por que, pela primeira vez depois de 1989, o candidato à presidência pelo partido não será Lula. “Será a primeira vez que o partido disputará a eleição presidencial. Antes, será o Lula”, frisou José Genoino, que, durante o primeiro mandato de Lula, foi acusado de envolvimento no escândalo do Mensalão, em 2005.
 
Fonte: Arnon Gomes - Folha da Região (Araçatuba)

09 de Fevereiro de 2009

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: