Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

ANÁLISE

Genoino ocupa tribuna para destacar liderança do presidente Lula

Luiz Alves
O deputado José Genoino (PT-SP) ocupou a Tribuna no dia 16 de abril para destacar a liderança do presidente Lula na condução do País e na relação do Estado brasileiro com o mundo. “O Brasil se coloca em posição favorável ao ditar rumos para enfrentar esta crise mundial, não colocando o peso dela nas costas do trabalhador e da população”, disse. Para o petista, “Se não fosse o preconceito e a disputa política pequena, certos setores da política e da mídia avaliariam de outra maneira o papel político desempenhado pelo presidente Lula”.

Genoino exemplificou com três acontecimentos recentes que comprovam o papel do presidente Lula como Chefe de Estado e de governo e que demonstram que o Brasil tem rumo, projeção e sabe se posicionar em momentos difíceis. Primeiro citou a ação do governo Lula no combate à crise financeira mundial.

“O presidente Lula agiu corretamente ao transmitir ao povo brasileiro paciência e segurança, não deixando de tomar nenhuma medida para enfrentar a crise no País. Os resultados já começam a aparecer. A tendência a seu agravamento começa a ser revertida”.

Como segundo fato, o deputado citou a reunião do G-20 onde o presidente Lula se portou como “verdadeiro Chefe de Estado, em diplomacia presidencial que projetou o Brasil no cenário dos países desenvolvidos e emergentes, protagonista de uma nova agenda para enfrentar a crise do sistema financeiro e do modelo neoliberal”.

Terceiro fato, disse Genoino, foi o pacto dos Três Poderes em torno do qual o presidente da República e os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal se articulam para apresentar um conjunto de medidas necessárias para enfrentar a superposição de funções entre algumas instituições do Estado brasileiro.

“Peguei esses três fatos para mostrar que o presidente Lula é uma liderança testada, experiente, que tem noção do tempo da política, paciência e conhecimento de sua responsabilidade maior de Chefe de Estado, e a está cumprindo muito bem. Não entendo por que setores da oposição e da mídia, só com base em preconceito ou disputa eleitoral, não compreendem isso”, disse . Para o deputado, basta ler a imprensa internacional, para ver a diferença de tratamento dado ao Presidente brasileiro.

“Essa disputa está ficando bisonha, porque cada vez mais o papel político de uma liderança se destaca no cenário nacional e internacional. E isso não é fruto de mídia e propaganda, é consequência de uma política que tem continuidade, é processual e serena e tem rumo. O presidente Lula está mostrando essa capacidade tolerante e paciente, mas ao mesmo tempo firme no sentido do objetivo a ser alcançado”, reforçou Genoino.

Fonte: Informes do PT na Câmara.

17 de Abril de 2009

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: