Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

DEFESA NACIONAL

Deputados visitam empresas do setor de segurança na França

Entre 15 a 21 de março, José Genoino fez parte de uma delegação brasileira de deputados, autoridades e técnicos brasileiros que visitou a França para conhecer empresas do setor privado que desenvolvem soluções para a área de defesa. O grupo também foi recebido pela cúpula militar francesa, que fez apresentações e relatos sobre as características do processo de gestão e controle das crises, de seu planejamento e do organograma dos procedimentos decisórios da França.

As principais atividades da delegação brasileira foram visitas à Compagnie Européenne d’Intelligence Stratégique (Ceis), ao grupo Safran/Sagem Defense Sécurité e à Delegação Geral para o Armamento (DGA). Destas empresas, apenas a última é ligada diretamente ao governo francês. As demais são empresas privadas com fortes vínculos com o estado francês, seja em assessorias ultraespecializadas, seja no fornecimento de armamentos e equipamentos de tecnologia de ponta ao mercado internacional.

Para Genoino, a visita deixou clara a “importância e o respeito do Brasil no mundo e, em particular, na Europa e na França”. O deputado destacou a forma com que as autoridades francesas receberam a delegação brasileira. “A disposição de apresentar o que a França construiu e acumulou de melhor em termos de tecnologia e de instituições nas últimas décadas e a disposição de compartilhar conosco seus sigilos militares e tecnológicos só comprovam o prestígio do Brasil e do governo Lula no mundo”.

O deputado também destacou a fala do ministro Nelson Jobim na abertura do II Seminário de Defesa, durante a feira Latin Amarica Aerospace and Defense, realizada no Rio de Janeiro. Na ocasião, quando o ministro abordou a Estratégia Nacional de Defesa, ele afirmou que o Brasil “já perdeu tempo demais, e o momento político atual é oportuno” para que os espaços sul-americanos sejam controlados pelos sul-americanos.

Durante a visita, a delegação brasileira também foi recebida pela Assembléia Nacional e pelo Senado Francês, tendo participado de reuniões com as comissões de defesa de cada uma das casas. Já o Grupo Parlamentar de Amizade França-Brasil promoveu um encontro, com o objetivo de estreitar laços entre os dois países.

17 de Abril de 2009

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: