Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

CARAVANA EM BAURU

Lideranças do PT pregam unidade

Expoentes do partido discursaram ontem em Bauru para mexer com emocional da militância na busca de forças para 2010

As “celebridades” que compõem o Partido dos Trabalhadores (PT) exaltaram a militância, prefeitos, assessores e simpatizantes, ontem em Bauru, sobre a necessidade de coalizão interna e com os aliados para a obtenção de um terceiro mandato presidencial para a legenda. O deputado federal José Genoino enfatizou durante Caravana Estadual 2009 em Bauru que a questão central na disputa de 2010 é a eleição do presidente da República. Ele, inclusive, chegou a argumentar que, se o PT não reeleger um presidente, terá pouca importância eleger governadores, deputados e senadores. “Porque vocês sabem que a guerra que se trava nesse País é pelo comando da Nação”, destacou para a militância.

Genoino defendeu alianças partidárias para as quais algumas correntes políticas do PT torcem o nariz. Em um discurso sobre a polarização PT-PSDB, Genoino ressalta que será preciso, eventualmente, aceitar aliados indesejáveis.

O deputado chegou a ser redundante ao discursar visando frisar única e exclusivamente a estratégia que poderá manter o projeto político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a eleição da ministra da Casa Civil Dilma Roussef. “Não pode ter areia entre nós e os aliados que, às vezes, a gente não gosta. Mas os nossos adversários vão tentar nos dividir e colocar areia. Algumas das vezes até a gente não gosta, mas é com essas alianças que nós estamos mudando o País, fazendo essa revolução sem arma e sem sangue. Por isso que temos que cuidar dos nossos palanques estaduais”, define.

Ao JC, o deputado elencou a necessidade de alianças ao centro com PMDB, PR, PTB e PP, e à esquerda, com PC do B, PSB e PDT. O deputado alerta a militância que não é permitido ter ilusão porque a eleição do ano que vem não será “fácil, rotineira, e não será tranqüila”. “Temos o Lula, temos o PT, temos os movimentos sociais, temos o melhor governo da história do Brasil e temos hoje a melhor candidata para suceder o Lula (Dilma Roussef)”, ressaltou para então defender o que todas as “celebridades” petistas em âmbito nacional no encontro partidário defenderam: “Só isso não basta. É necessário alianças, palanques.”

Para militante

José Genoino disse à platéia que a eleição presidencial do ano que vem será uma das disputas mais duras e radicais vivenciadas pelo Partido dos Trabalhadores. No entendimento do deputado federal, o projeto político construído em dois mandatos do presidente Lula derrotaria a direita.

“Se a direita, representada pelo PSDB, DEM, PPS e pela grande mídia, for derrotada em 2010, nós vamos consolidar aquilo que muitos vezes nós falamos, uma revolução democrática. O que está em jogo é o projeto que está mudando o Brasil”, argumenta.

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu alertou em seu discurso que a eleição do ano que vem terá contornos inusitados. “Essa é a eleição de nossas vidas. Eu aqui na planície, na militância, vou fazer de tudo para eleger Dilma”, ressalta.

O senador Aloizio Mercadante também buscou exaltar a necessidade de uma mobilização em torno da candidatura Dilma. Ele avaliou que o fim do mandato de Lula significará a impressão na população de um vácuo político que exigirá mobilização de todas as lideranças dos partidos, dos aliados e da militância em torno de Dilma. O senador afirmou que o problema de saúde da ministra será superado e ela voltará mais forte do que antes para a disputa eleitoral.

Cunha acreditado

Já o deputado federal João Paulo Cunha (PT) acredita que Dilma Roussef vence as eleições presidenciais do ano que vem no primeiro turno. “A avenida para o crescimento da candidatura Dilma é muito maior do que do adversário dela, o José Serra (PSDB). Por isso que eu acho que ela vai crescer com condições de ganhar e ganhar no primeiro turno”, frisa Cunha. A avaliação enfática do deputado federal foi feita no discurso para a militância petista, prefeitos e vereadores e demais presentes na abertura da Caravana Estadual 2009 que passou ontem em Bauru.

Fonte: Ricardo Santana - Jornal da Cidade de Bauru

22 de Junho de 2009

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: