Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

PARTICIPAÇÃO

Genoino concede entrevista coletiva para população da Zona Leste

O jornal Fato Paulista publicou no último dia 8 de setembro uma entrevista coletiva concedida pelo deputado federal José Genoino para a comunidade da Zona Leste de São Paulo. Participaram da banca líderes comunitários, ambientalistas, aposentados, funcionários públicos e comerciantes. O encontro comemorou dois anos do projeto Coletiva com a Comunidade, desenvolvido pelo Fato Paulista. Além de Genoino, já participaram da iniciativa diversos representantes do Executivo e do Legislativo paulista. Confira os principais pontos da entrevista:

Antônio Carlos “Velório”, servidor público municipal e diretor da Associação Portal Dom Bosco – No que o senhor pode apoiar a categoria dos servidores municipais de São Paulo? Estamos órfãos de pai e mãe!

José Genoino:  Existe tramitando no Congresso Nacional, uma emenda sobre os precatórios. Nós estamos querendo aprovar essa emenda com algumas modificações. Porque ela estabelece um cronograma e uma espécie de critério e principalmente o critério de pagar o precatório para as pessoas que realmente necessitam. Estamos negociando com as prefeituras e estamos buscando uma solução para o precatório. Nem o pagamento dos precatórios como vem ocorrendo hoje pode viabilizar uma administração em política de saúde e educação, nem pode deixar de pagar dentro do cronograma, principalmente quando se trata de alimentos, previdência, aposentadoria, principalmente para pessoas que dependem, depois de uma certa idade,  do pagamento daquele precatório. Estamos buscando uma solução e na semana que vem nós devemos votar a emenda na Comissão de Justiça. Vamos votar em uma comissão especial para tenta votar no plenário em pelo menos daqui a um mês. Sobre a questão dos servidores, o PT perdeu a Prefeitura, e o PT se orienta por uma política de valorização dos servidores públicos.  A grande imprensa às vezes faz criticas ao governo Lula, porque nós valorizamos os servidores públicos federais de carreira ou aqueles concursados, inclusive tem se dado aumentos, nós abrimos concursos, nós estamos valorizando no plano federal os servidores públicos até para garantir um bom atendimento da população. Em São Paulo, a nossa bancada vai cobrar do Kassab o atendimento aos servidores públicos. É o que podemos fazer, porque nós não estamos na Prefeitura, nós somos oposição.
 
Antonio Gomes, presidente do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste – Nós temos pessoas que todos os dias vão para o centro da cidade e voltam. Nós precisamos de desenvolvimento na Zona Leste. Qual a visão de sonho para 2020 para a Zona Leste? 

Jose Genoino: Há mais de 20 anos que eu ando, luto e faço campanha na zona leste. Há 20 anos atrás uma das reivindicações da zona leste era ter universidade aqui e já tem. Era também ter um pólo industrial e está começando a se estruturar, precisa avançar mais. A zona leste era mais isolada do que é hoje. E uma região como essa que tem a população de um país não pode ficar engavetada. Então eu acho que avançou. Há 20 anos atrás era pior. Para os próximos 20 anos, nós temos que consolidar essa ligação da zona leste com o resto do país. Essa ligação do aeroporto com a Jacu Pêssego e a ligação com a avenida do Estado é importante,  respeitando na construção dessa ligação os direitos das pessoas de moradia, que é fundamental para a zona leste se viabilizar. Se você tiver um pólo industrial na zona leste e não tiver uma ligação, como é que você vai tirar a produção daqui? E pelo tamanho da zona leste, nós também temos que lutar pela ampliação das universidades públicas na zona leste. Foi uma conquista ter, mas temos que continuar lutando para avançar. Mas nós temos um problema grande para os próximos períodos das grandes cidades, que é o problema de moradia e saneamento. Outra questão é a ampliação da linha do metrô, se não tivermos essa ampliação não teremos uma movimentação entre as regiões de São Paulo. Corredor de ônibus também é uma solução importante, bilhete único, centros educacionais, centros universitários, o CEU, como nós fizemos, ao invés de levar as pessoas para lá, temos que trazer o estado para cá. De 20 para cá melhorou e daqui a 20 anos temos que consolidar e avançar, principalmente no transporte metropolitano, urbano, coletivo e trazer mais centros educacionais para a zona leste.

Rubens Fernandes Gil “Jovem”, sindicalista, morador da Vila Carmosina e representante da Casa de Saúde Santa Marcelina – Será que no próximo ano nós vamos conseguir, com nossas forças políticas, um candidato para o PT em São Paulo?

José Genoino: O maior sonho nosso é continuar governando o Brasil em 2010 e nós não podemos brincar, porque o bom governo que o Lula está realizando tem que ter continuidade. Se a gente conseguir mais um mandato, a gente consolida o que foi feito em termos de justiça social, de crescimento, de respeito lá fora, recuperação dos bancos públicos, da Petrobrás. Então o meu sonho é continuar governando o Brasil com a companheira Dilma. Para realizar esse sonho, todos os outros são menores, e temos que fazer em cada estado uma aliança para garantir uma vitória nacional. Vamos fazer uma aliança para ver o nome mais provável entre os partidos para ganhar. Eleição hoje não pode ser um chute. No caso do PT, ele já aprendeu a lição: Quando ele está unido ele ganha, quando está desunido ele perde. Quando ele se esconde perde, quando mostra a cara ganha. E sozinho não adianta, tem que fazer aliança. Vamos construir um pólo para disputar o governo de São Paulo. Pode ser um nome do PT e pode ser de fora do PT. Vamos ver quem tem maior chance, desde que isso garanta a concretização do objetivo maior que é o terceiro mandato, como projeto do Lula que tem nome: É Dilma.

Leia entrevista completa no endereço: http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1195&Itemid=35

09 de Setembro de 2009

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: