Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

Escolhas Políticas

Lançamento de biografia em Brasília tem noite movimentada

Rossana Lana
Genoino e o ministro Paulo Bernardo

Congressistas, acadêmicos, familiares e amigos prestigiaram ontem à noite o lançamento do livro “José Genoino – escolhas políticas”, no restaurante Carpe diem. O deputado e a autora da biografia, a socióloga da Universidade Federal de Brasília, Maria Francisca Pinheiro Coelho, autografaram mais de 200 exemplares da obra. O próximo lançamento acontece no dia 29, no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, Ceará, Estado natal de Genoino e Maria Francisca, que se conheceram no movimento estudantil. Os dois ficaram muitos anos sem se reencontrarem, até 1997, quando a UnB decidiu desenvolver o livro e uma série de 16 entrevistas foi iniciada.


Ontem à noite, colegas de Congresso do deputado que prestigiaram o lançamento falaram da importância de se registrar a história política do parlamentar:


“O Genoino é para toda uma geração referência teórica e prática de militância. Por isso, o registro da vida dele é um aprofundamento na nossa reflexão política; é um documento de valor histórico e, indiscutivelmente também, de valor humano”, deputado José Eduardo Cardoso (PT-SP).


“Apesar das divergências políticas, eu respeito muito o Genoino, porque é um grande caráter e tem enorme senso de justiça”, deputado Paes Landim (PTB/ PI)


“Genoino é uma pessoa com a qual a gente aprende todo dia, diante da dedicação dele ao país e à democracia. Eu tenho o privilégio de conviver com ele e fico feliz em saber que o livro – com o trabalho da Maria Francisca – colocará esse grande conteúdo ao alcance de todos que se interessam pelo país.”, Antonio Palocci (PT-SP)


“É muito importante o registro dessa história. A figura do Genoino é fundamental no processo político brasileiro”, Nelson Jobim (ex-Presidente do STF)

“Genoino tem uma história muito intensa. Participou de momentos cruciais na história do país. É pessoa autêntica e sincera e continua sendo um exemplo de homem público. Tenho certeza de que tudo isso se traduz no texto da Maria Francisca”, ministro Paulo Bernardo.

“É uma liderança que se constitui em diversos momentos da vida do país e ter isso consagrado numa publicação é maneira de preservar essa contribuição. É fantástico como história humana. É o registro da mutação do Genoino. Mutações que têm coerência e lógica e, como ele costuma dizer, ‘têm lado’”, senadora Ideli Salvatti (PT-SC)

“A figura pública do Genoino e sua história de vida são exemplos para todos nós e será exemplo para gerações futuras. Ele tem uma dedicação amorosa, decidida, uma visão de sociedade onde preponderam os valores humanos, de justiça, e a dignidade das pessoas. O livro consolida isso para as futuras gerações”, deputado Vanhoni (PT-PR)


“O registro da história do Genoino é também o registro de uma parte da história do Brasil e das lutas do povo brasileiro”, deputado Raul Jungman (PPS-PE)


“Genoino escreveu seu nome na história do Brasil e faz política com dignidade. Esse livro vai ajudar na formação de uma nova geração política”, deputado Paulo Teixeira (PT-SP)


“O registro da trajetória do Genoino é importante para a história do Brasil e da esquerda. É exemplo de pessoa que debate idéias sem preconceitos, sem rancor, com argumentos de alto nível. É figura que faz com que valha a pena viver, e viver intensamente”, deputado Jilmar Tatto (PT-SP)


“O Genoino é meu amigo. Eu o conheço há muito tempo... É um sujeito que tem 40, 45 anos de vida política para contar. E todos nós temos muito a aprender com ele”, ministro Franklin Martins


Entre os parlamentares presentes ao lançamento estavam os deputados federais Chico Lopes (PC do B-CE); Carlito Merss (PT-SC); Ireny Lopes (PT-ES); João Paulo Cunha (PT-SP); Jô Moraes (PC do B-MG); Nelson Pelegrino (PT-BA); Emília Fernandes (PT-RS); Edson Santos (PT-RJ); José Mentor (PT-SP); Fernando Coruja(PPS-SC); Devanir Ribeiro (PT-SP); José Guimarães (PT-CE); Colbert Martins (PMDB-BA); Jakson Barreto (PMDB-SE); Sérgio Barradas (PT-BA); Odair Cunha (PT-MG); Maria do Carmo Lara (PT-MG) e o senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Inácio Arruda (PC do B-CE). Do Gabinete da Presidência da República estavam Clara Ant, Swenderberg Barbosa e Júlio Marin (Paco). Além dos dirigentes Gleber Naime (Secretário Nacional de Comunicação do PT), Chico Vigilante (Pres. PT-DF), Maria Laura (Ex-Dep. Fed. PT-DF), Chico Machado (Secretário-Geral PT-DF) e os jornalistas Luis Costa Pinto, Ricardo Amaral, Ilimar Franco e Tereza Cruvinal, entre outros.

14 de Junho de 2007

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: