Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

Escolhas Políticas

As escolhas políticas de José Genoíno

Professora da UnB lança biografia do político no dia 13 de junho. Publicação aborda desde sua infância até a crise no PT

Contar a história da vida de alguém não é tarefa fácil. Fica mais difícil ainda quando o personagem é uma pessoa que viveu momentos históricos importantes e enfrentou uma grande crise à frente de um partido político. Mas esse desafio não assustou a professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) Maria Francisca Pinheiro Coelho. Ela escreveu a biografia do deputado federal José Genoíno (PT-SP), ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) e que participou da Guerrilha do Araguaia. No dia 13 de junho, ela lança o livro José Genoíno - Escolhas Políticas, a partir das 19h, no restaurante Carpe Diem, com a presença do político.

Segundo Maria Francisca, a biografia vem sendo escrita desde 1997, quando aconteceram as primeiras entrevistas. "Comecei há dez anos, quando ele estava terminando seu quarto mandato. A idéia era contar sua história até aquele momento, mas não foi possível", explica a professora. Segundo ela, o fato de Genoíno ter sido eleito para uma nova legislatura em 1998, sua época como presidente do Partido dos Trabalhadores e a crise do PT em 2006, fizeram com que o enredo da obra ganhasse um novo capítulo.

ENTREVISTAS - O livro está dividido em cinco partes. A primeira retrata a infância e a adolescência de Genoíno. No segundo, a época de militante no movimento estudantil em Fortaleza (CE), onde começou a exercitar a veia política. Em seguida, o texto aborda os dois anos - entre 1970 e 1972 - quando ingressou na clandestinidade durante a ditadura militar e acabou preso na Guerrilha do Araguaia. Na quarta parte, a autora descreve os cinco mandatos de deputado federal entre os anos de 1982 e 2002, quando o biografado assumiu a presidência do PT, ao perder as eleições para a prefeitura de São Paulo.

"O período mais importante é o que vai da Guerrilha do Araguaia até as atuações como deputado", opina a autora. O último capítulo do livro traz três entrevistas com José Genoíno. A primeira foi feita logo após a vitória de Lula nas eleições presidenciais de 2002 e aborda o ápice da história do Partido dos Trabalhadores. A segunda entrevista é de maio de 2005, quando Genoíno era presidente do PT, e fala sobre a questão da reforma da previdência e a cassação dos deputados que votaram contra o projeto.

MENSALÃO - Na última entrevista, feita em outubro de 2005, Genoíno fala sobre o escândalo do Mensalão. "É a apresentação da defesa dele sobre o caso. Não há uma fala sequer minha. É só a defesa dele", explica Maria Francisca. Entre os temas abordados pelo deputado estão a relação com o eleitorado, a opinião sobre os processos de investigação da CPI do Mensalão e os erros do PT depois que chegou ao poder. "O partido virou uma marca eleitoral em 2004, mas precisa ser um partido e não uma legenda. Alguns indivíduos e personalidades cresceram muito no PT em detrimento do sujeito coletivo", confessa Genoíno no livro.

A autora da biografia ainda fez entrevistas com amigos, parentes, companheiros sindicais e de parlamento, além, é claro, do próprio político. Além de histórias, a obra também traz fotografias de Genoíno em várias fases da vida e alguns anexos, como a carta de defesa apresentada em seu julgamento - pela participação na Guerrilha do Araguaia - em 1975. "Temos uma foto no livro que nem ele conhecia. É da época em que esteve preso", revela Maria Francisca. Além de Brasília, o livro foi lançado em São Paulo, no último dia 4, e será lançado em Fortaleza no dia 29.

SERVIÇO
Lançamento do livro José Genoíno - Escolhas Políticas, da professora Maria Francisca Pinheiro Coelho, do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, no dia 13 de junho, às 19h, no Restaurante Carpe Diem (SCLS 104, Bloco D, Loja 01), com a presença do deputado. A obra, publicada pela Centauro Editora, tem 508 páginas e estará a venda por R$ 59,90. Informações sobre o lançamento pelo telefone 3325 5300.

CONTATO
Professora Maria Francisca Pinheiro Coelho, do Departamento de Sociologia da UnB, pelo telefone (61) 3307 2389, ramal 208.

14 de Junho de 2007

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: