Versão para impressão | Indicar para amigo
Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, parlamentares da bancada do PT na Câmara fizeram um balanço positivo das políticas ambientais implementadas no Brasil nos últimos anos. De acordo com deputados, o governo Lula conseguiu colocar na pauta nacional um conjunto de preocupações ambientais que envolvem as esferas administrativas federal, estadual e municipal.
A redução do desmatamento na Amazônia Legal foi apontada como um dos avanços do governo. No período de agosto de 2008 a julho de 2009, a redução do desmatamento na Amazônia foi de 42% em relação ao mesmo período entre 2007 e 2008.
O deputado federal José Genoino destacou o protagonismo internacional do Brasil na defesa da sustentabilidade ambiental. O petista lembrou que o Brasil teve um papel de destaque na conferência sobre mudanças climáticas (COP 15) que ocorreu em Copenhague no final do ano passado.
"O presidente Lula surpreendeu o mundo ao anunciar metas voluntárias de redução de emissão de poluentes na COP 15. Além disso, o país tem sido referência internacional ao trazer para o núcleo das políticas públicas diretrizes de sustentabilidade ambiental", destacou. Todas essas ações, segundo o petista, resultaram em uma redução significativa no desmatamento da Amazônia.
Genoino citou ainda avanços na legislação brasileira, como a regularização fundiária e a lei sobre a Mata Atlântica, aprovada no primeiro governo petista. "O desafio é continuar essas políticas sem parar o crescimento econômico", concluiu.
01 de Junho de 2010