Versão para impressão | Indicar para amigo
Segundo os petistas, a mudança no foco da manifestação - tradicionalmente marcada pela festa e alegorias coloridas - privilegiando a luta pela criminalização da homofobia, mostrou para a sociedade um amadurecimento político do movimento, que reuniu mais de 3,5 milhões de pessoas na capital paulista. Em ano eleitoral, a Parada Gay evitou o colorido exagerado e defendeu o projeto que criminaliza a homofobia e o fim da violência contra os homossexuais.
O deputado José Genoino (PT-SP), que milita pelas causas LGBTs, disse que o amadurecimento político da passeata deve servir de alerta para as autoridades políticas e para o Congresso Nacional. "Foi uma parada bem politizada. Estive na Feira Cultural, que antecede a parada, e foi interessante perceber o quanto o movimento está antenado com os interesses políticos do país. Estamos em um ano eleitoral. O recado ali foi claro, candidatos que discriminam os homossexuais não terão apoio do movimento", destacou Genoino. O parlamentar é autor de uma proposta que prevê a união estável entre pessoas do mesmo sexo e que tramita no Congresso Nacional.
Recado
Em seu discurso em um dos 18 carros de som que animaram o evento, o presidente da APOGLBT, Alexandre Santos, criticou os políticos que alimentam o preconceito contra os homossexuais. "Nós, gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, assim como todos os heterossexuais que desejam um Brasil melhor para todos, vamos eleger uma nova geração de políticos. Gente sintonizada com um país laico, de respeito a todas as religiões, a todos os corpos e a todas as mentalidades", disse.
Combate a Homofobia
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na última sexta-feira (4) um Decreto de Lei que cria o Dia Nacional de Combate à Homofobia, a ser comemorado em todo dia 17 de maio. A data é alusiva ao dia 17 de maio de 1990, quando a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde decidiu retirar a homossexualidade da sua lista de doenças mentais. A instituição da comemoração no Brasil estava entre uma das reivindicações da comunidade gay do país.
Da Agência Informes
08 de Junho de 2010