Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

Genoino lembra trajetória vitoriosa de PT e aliados


O deputado José Genoino (PT-SP) ocupou a Tribuna nesta terça-feira (6) para exaltar o início da campanha política nas ruas, nesta terça-feira (6), e lembrar a trajetória vitoriosa iniciada há oito anos quando era candidato o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  "Lembro-me de quando, exatamente 8 anos atrás, nós do PT, junto com alguns partidos aliados, principalmente o PCdoB e o PL, iniciávamos a caminhada para eleger Lula Presidente da República.

Ele ilustrou que, naquela época, era levantada a bandeira da mudança, da esperança, da substituição do modelo econômico neoliberal das privatizações, da estagnação econômica, da vulnerabilidade internacional, do desemprego, para uma alternativa de crescimento com distribuição de renda, soberania, diminuição da pobreza, recuperação dos investimentos em políticas públicas, principalmente nas áreas de saúde e educação, e em programas de combate à pobreza. E lembrou a recuperação do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, PETROBRAS, BNDES, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste.

Genoino avaliou que o governo Lula é vitorioso. "Nesses oito anos apresentamos resultados desse projeto democrático e popular que está transformando o Brasil. Mantivemos as metas inflacionárias definidas pelo Conselho Monetário Nacional, o que foi uma escolha política para garantir a estabilidade com crescimento econômico. Essas metas foram cumpridas ano a ano, mesmo em momentos difíceis, quando no início do Governo Lula o risco da inflação era de 23%, taxa de juro em torno de 25%, desemprego na faixa dos 13%, endividamento com o FMI e extrema vulnerabilidade internacional", disse.

O deputado citou ainda a retomada do crescimento econômico que teve, de 2002 a 2009, uma expansão média de 3,55% e este ano tem uma previsão de crescimento do PIB por volta de 7%. "Tivemos uma posição clara em relação a diminuir a vulnerabilidade internacional. Saímos do endividamento com o Fundo Monetário Internacional, diminuímos o perfil da dívida externa e criamos instrumentos de maior autonomia e soberania na relação com os organismos multilaterais", disse.

Genoino lembrou ainda a diminuição da carga tributária, que era de 36,45% no Governo do PSDB. "O Governo Lula atingiu, com um esforço inclusive durante a crise, a diminuição da carga tributária a um percentual de 35%. O importante é que nós vimos que o Brasil tem rumo, que o Brasil tem metas, que o Brasil pode crescer e crescerá. Cresceu com Lula e vai continuar crescendo com Dilma".

Agência Informes

08 de Julho de 2010

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: