Versão para impressão | Indicar para amigo
O bom momento econômico do Brasil é tema de uma reportagem de duas páginas publicada na sexta-feira (9) pelo diário britânico The Independent. Sob o título "No topo do mundo", o correspondente do diário em São Paulo, David Usborne, afirma que "não é possível passar um dia no Brasil sem sentir os milagres econômicos que acontecem" no país.
A reportagem ocupa as duas páginas centrais do jornal, acompanhada de uma grande foto da estátua do Cristo Redentor no Corcovado e de outra com o presidente Lula em sua recente viagem ao Quênia.
A reportagem afirma que o Brasil "é um país que se moveu para longe dos clichês de sua marca internacional". "Brasília está agoniada sobre como manter o controle sobre seu boom econômico, enquanto o resto de nós (Europa) está brigando sobre os respectivos benefícios da austeridade para cortar o déficit versus os gastos para estimular a economia", observa o jornalista.
Na avaliação do líder da bancada petista na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE), o Governo Lula continua sendo reconhecido pelo mundo, especialmente após o enfrentamento da crise internacional, onde o Brasil foi um dos últimos a entrar e o primeiro a sair. "No plano internacional, o governo brasileiro é saudado como um sucesso, mesmo com passivo social histórico. E estamos atravessando a crise sem vender estatais, sem destruir postos de trabalho. Essa é uma mudança profunda em relação aos governos anteriores", afirmou.
Fernando Ferro avaliou, por outro lado, que o reconhecimento da situação favorável do país pela mídia internacional, demonstra também o descaso e o desserviço prestado ao país por grande parte da mídia nacional, que se esforça para tentar desqualificar os avanços obtidos no governo Lula. "Enquanto a comunidade e a mídia internacional saúdam o Brasil e o governo do presidente Lula pelos inúmeros avanços sociais e econômicos obtidos, a mídia brasileira usa o escudo da liberdade de expressão e da suposta imparcialidade para defender sua visão ideológica e politicamente identificada com os ideais elitistas", criticou.
Continuidade - O deputado José Genoino (PT-SP) também questionou o papel da mídia brasileira no processo de reconhecimento dos avanços do governo Lula e destacou a importância da continuidade deste projeto de governo. "Apesar da má vontade da mídia nacional, os principais veículos de comunicação do mundo retratam os avanços obtidos no governo do presidente Lula. Essa matéria reforça como o Brasil mudou para melhor e o quanto é importante darmos continuidade a este governo", afirmou.
O jornal diz que o próximo presidente vai herdar um país em plena efervescência, com a perspectiva da realização da Copa do Mundo de 2014, da Olimpíada de 2016 e da exploração das vastas reservas de petróleo em águas profundas.
O texto lembra que o Brasil ainda permanece com grande desigualdade entre ricos e pobres, segundo o Banco Mundial, mas observa que essa diferença caiu bastante durante o governo Lula. "O número de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza caiu durante os dois mandatos de Lula de 50 milhões para 30 milhões".
Agência Informes
13 de Julho de 2010