Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

Câmara dos Deputados

Pronunciamento sobre declarações da ONU e do FMI

O SR. JOSÉ GENOÍNO (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero, desta tribuna, neste final de sessão ordinária de segunda-feira, referir-me a um tema noticiado pela imprensa brasileira no final de semana, mas que não teve o destaque que merecia. Trata-se das declarações do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em relação ao projeto do Governo Lula. Elas foram dadas por ocasião da sua visita na Usina Santa Adélia, em Jaboticabal e onde afirmou que no Brasil há um esforço programático de Governo e decisão estratégica em relação à energia renovável.

Para ele,  o “Brasil, efetivamente, é um gigante verde, discreto que lidera a produção de energia renovável, e é uma das poucas nações que produz bioenergia em larga escala.”

Essas afirmações representam o reconhecimento de uma política de Governo que está dando certo e com reconhecimento internacional. Como é público o Secretário-Geral da ONU esteve hoje com o Presidente Lula, que está viajando por vários Estados do Brasil, inclusive hoje está no Estado do Pará, na Amazônia. Portanto, há o reconhecimento público de importante organização, como a ONU, em relação à política de Governo nessa área.

Outro reconhecimento, que também não contou com grande destaque da grande mídia, é a declaração do Diretor do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional sobre a política econômica do Governo Lula. O Sr. Anoop Singh, num evento na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, reconheceu que há uma expansão sustentada no Brasil e que os programas sociais do Governo Lula são referências exemplares de distribuição de renda e de inclusão social.

Essas 2 notícias foram veiculadas no jornal O Estado de S. Paulo do dia 10 de novembro e de hoje. Acho importante esse debate, porque o Governo Lula está viabilizando, processual, democrática e pacientemente, metas, objetivos, que mostram para a comunidade internacional e, principalmente, para o Brasil — e todos os indicadores apontam isso — que o Governo está no rumo certo. Não se resolve de uma vez. É um processo lento, mas firme. É um processo seguro, sem atropelos, sem rupturas, que está dando ao Brasil status, prestígio, reconhecimento internacional, tanto da política econômica e da política energética como dos programas sociais e da consistência do crescimento sustentado, que, conforme todas as pesquisas indicam, este ano chegará a 5%.

Portanto, essa é uma boa notícia. Nós do PT, nós que apoiamos o Governo Lula, não fazemos aqui uma mera comemoração, mas continuaremos lutando de maneira segura, humilde e transparente por esse projeto de mudança que o Governo Lula está executando no nosso País. Tem rumo, tem proposta, e os resultados estão aparecendo, e há o reconhecimento internacional.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

13 de Novembro de 2007

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: