Opinião

Versão para impressão  | Indicar para amigo

Nota 48 - Documento da Força Aérea dos Estados Unidos confirma nossa suspeita

No dia 18, ocupei a tribuna da Câmara para pedir a transcrição de um documento oficial - que tive acesso com exclusividade - da Força Aérea dos Estados Unidos que detalha o projeto da construção das bases militares norte-americanas na Colômbia.

Este documento fundamenta o Orçamento de Defesa norte-americano para 2010 votado pelo Congresso e classifica a construção das bases como uma oportunidade para conduzir “operações militares de todo tipo” na América do Sul.

A América do Sul é chamada de “Sub-Região crítica”, onde a “segurança e a estabilidade estão ameaçadas por constantes movimentos insurgentes, ligados ao narcotráfico e de governos anti-Estados Unidos”. O documento especifica ainda, nos gastos para a construção das bases militares, a profundidade de controle aéreo na América Sul, de controle estratégico na “Sub-Região”.

Afirmei na tribuna que esse documento é uma espécie de confissão da política norte-americana para influir, intervir, pressionar na América do Sul, tendo como alvo o combate aos movimentos sociais e aos governos progressistas conceituados aqui como anti-Estados Unidos, especificamente a Venezuela, Bolívia e Equador.

O documento, original e o traduzido, está publicado em meu site, neste link

Abraços,
José Genoino

22 de Novembro de 2009

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: