Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Genoino critica a atitude do governo do Equador

Câmara dos Deputados
Sessão: 293.2.53.O  
Data: 26/11/2008
Hora: 16:36   

Inocêncio Oliveira - Concedo a palavra ao ilustre deputado José Genoino.

José Genoino - Sr. presidente, sras. e srs. deputados, quero defender a posição do governo Lula em relação ao governo do Equador.

Como se sabe, o governo Lula tem adotado a integração sul-americana como elemento fundamental de sua política externa, baseada no multilateralismo, na integração regional, nas negociações com autonomia, na relação com os países ricos, buscando fortalecer os foros e os processos de integração regional, não apenas no campo político, mas também nos campos econômico, de infra-estrutura e de parceria.

Sr. presidente, a atitude do governo Rafael Correa, do Equador, foi sectária, pequena, típica de quem não compreende a importância estratégica da integração sul-americana.

Integração não é submissão de um país a outro nem é humilhação. Não é um processo de guerra, de desrespeito, não é um processo que negue as parcerias bilaterais e multilaterais, buscando arbitrar essas parcerias em foros internacionais que muitas vezes não são representativos dos interesses regionais dessa integração.

Por isso, como defensores da integração regional, da Unasul, como defensores da criação do conselho sul-americano de defesa e do fortalecimento do Mercosul, é com essa concepção que compreendemos que a atitude do governo do Equador vai numa linha pequena, numa linha de pensar a solução dos problemas daquele país de maneira isolada, não pela via da integração.

A integração é feita entre diferentes; a integração não é dominação; a integração é parceria, principalmente porque o governo do presidente Lula já demonstrou em várias ocasiões que não estabelece relações com os países da América do Sul que manifestem qualquer tipo de arrogância, intolerância ou precipitação.

Por isso, sr. presidente, nós, que apoiamos o governo Lula, apelamos para que o governo do Equador revise sua postura e altere seus procedimentos na relação com o nosso governo. Isso não soma, isso não acrescenta, isso não contribui para a nossa política de integração regional.

Muito obrigado.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: