Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

APOIO POPULAR

Análise da pesquisa Datafolha que mostra Lula com 70% de aprovação

Câmara dos Deputados
Sessão: 310.2.53.O  
Data: 09/12/2008
Hora: 10h44

Sra. presidenta (Vanessa Grazziotin) - Convido para fazer uso da palavra o deputado do PT do Estado de São Paulo, de grande competência e de longa atuação nesta Casa, José Genoino.
José Genoino - Obrigado, deputada Vanessa Grazziotin, por suas palavras.

Eu gostaria de, mais uma vez, ao usar a tribuna nesta sessão extraordinária, fazer um registro e um comentário importante sobre a pesquisa Datafolha de avaliação do governo Lula em seus vários aspectos.

Primeiro, no quadro comparativo em relação aos governos anteriores, Lula dispara com a melhor avaliação, em torno de 70%.

Segundo, em relação às áreas do governo, a economia tem 61% de aprovação e a área social, 58%.

Em seguida, na avaliação por regiões, há um crescimento da avaliação positiva do presidente Lula na região Sudeste e na região Sul e um reforço dos mais jovens e dos mais escolarizados.

Outro aspecto importante, no quadro comparativo, é o índice de aprovação do governo Lula pelos eleitores vinculados aos partidos. No caso dos partidos de oposição, no PSDB chega a 56%; no DEM, 72%. São partidos de oposição cujos eleitores, na sua grande maioria, aprovam o governo Lula. O PT tem 88%.
Também é importante o quadro comparativo do Estado de São Paulo, onde há crescimento significativo da aprovação do governo Lula, segundo a pesquisa Datafolha.

Essa pesquisa, sra. presidente, politicamente é uma derrota das posições pessimistas e agourentas que torcem pelo “quanto pior, melhor”, apostando na politização da crise como meio para se constituir uma alternativa ao governo Lula. Posição essa que será derrotada, porque nós que apoiamos o governo Lula não só comemoramos esses indicadores, como também sabemos que temos de trabalhar muito para enfrentar os reflexos da crise internacional no Brasil, garantindo o crescimento, os programas prioritários, as políticas sociais de distribuição de renda e de inclusão social e, ao mesmo tempo, a sustentação política do governo Lula no Congresso Nacional para aprovar, como já fizemos, as medidas necessárias para administrar e governar a crise, não comprometendo o projeto estratégico de desenvolvimento do país com soberania, inclusão social e justiça social, que é a razão de ser deste projeto que marca a nossa trajetória política, em particular do governo Lula.

Para concluir, sra. presidenta, acho importante que neste momento, com humildade e muito trabalho, possamos levar em conta o otimismo da população brasileira em relação às medidas do governo Lula, para que esse otimismo se transforme numa militância política, num engajamento político, em relação ao apoio às medidas, às propostas e às ações do governo para enfrentar essa crise.

E a crise coloca em xeque os pressupostos do modelo neoliberal, do Estado Mínimo, da desregulamentação, da globalização como valor em si, daquilo que era badalado e agitado como palavra de ordem: o corte de gastos públicos.

Sr. presidente, acho importante nós do PT avaliarmos positivamente essa pesquisa para a continuação desse trabalho de defesa e apoio ao governo Lula e ao seu projeto nacional.

Muito obrigado.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: