Versão para impressão | Indicar para amigo
HOMENAGEM
Câmara dos Deputados - Detaq
Sessão: 006.3.53.O
Data: 10/02/2009
Hora: 14:10
Deputado Nelson Marquezelli - Concedo a palavra ao nobre deputado José Genoino.
Deputado José Genoino - Sr. presidente, sras e srs. deputados, quero destacar que hoje o Partido dos Trabalhadores completa 29 anos.
Neste pronunciamento faço uma avaliação da sua história vitoriosa, cujo principal feito político foi a construção do governo Lula, e dos seus resultados após 6 anos. E, ao salientar a vitoriosa história do PT, quero fazer uma homenagem a todos os companheiros e companheiras que não estão mais entre nós, uma homenagem também à militância de base do PT, do movimento social, do movimento político. Enfim, é uma homenagem a todos os que participaram dessa experiência política vitoriosa, que recebeu muitas lições com suas derrotas e erros — fazemos esta avaliação — mas com a reafirmação do PT como partido de massa, um partido democrático, que se referencia nos valores socialistas.
Muito obrigado.
(Pronunciamento encaminhado pelo gabinete)
Deputado José Genoino - Senhor presidente, senhoras e senhores deputados.
Há 29 anos nascia o Partido dos Trabalhadores. Uma história de lutas e a firmação de identidade com os trabalhadores e com o povo pobre e excluído do nosso país.
Nascemos e crescemos como um partido plural, prevalecendo a unidade política nas afirmações e nos enfrentamentos.
Participamos da agenda do país e influenciamos nos seus rumos. Inovamos na luta institucional nas administrações municipais e construímos parcerias estratégicas com as lutas sociais.
Com as campanhas eleitorais à presidência da República com o companheiro Lula definimos um projeto nacional para o país. Na Constituinte, o PT, contribuiu decisivamente na elaboração da atual Constituição.
O principal feito histórico do PT está materializado no governo Lula. Os nossos compromissos com o desenvolvimento e distribuição de renda, com uma forte política de inclusão social, a afirmação da soberania nacional, a recuperação do Estado como promotor de cidadania e indutor do crescimento econômico, a defesa da democracia e das instituições do Estado Democrático de Direito. Não foi fácil mudar o Brasil. É uma disputa permanente e virulenta. Estamos ganhando democraticamente.
Os nossos sonhos, causas, vitórias, derrotas e lições fazem dessa história de 29 anos a força para continuar construindo o futuro.
Temos grandes desafios: enfrentar os reflexos da crise do neoliberalismo garantindo o crescimento econômico, o emprego e os investimentos sociais; construir a candidatura à sucessão do Lula; realizar alianças políticas e avançar nas relações com o movimento social.
O PT é uma instituição forte, temos a adesão de ¼ da população brasileira e tem uma base política e social de homens e mulheres com uma militância de esquerda e socialista.
Nesta caminhada vitoriosa erramos e temos consciência das lições extraídas da crise de 2005/2006.
Sou militante do PT desde a fundação, participei com virtude e defeitos de todos os embates externos e internos do nosso partido.
Finalmente, nestes 29 anos da existência do PT, quero homenagear e reverenciar a militância do PT em todo esse país, que no dia a dia, nas lutas sociais, nas campanhas e nos nossos governos constrói esperanças, sonhos e melhores possibilidades para o nosso povo, e lembrar dos companheiros e companheiras que não estão mais entre nós.
A lembrança destes 29 anos não está parada no passado e nem se contenta com o presente, é a base para caminharmos no futuro, afirmando e redefinindo o nosso projeto estratégico de transformação do nosso país.
O debate político e a unidade partidária são fundamentais nesse momento. Os nosso valores socialistas e democráticos, a militância pela igualdade são referências na revisão e elaboração do nosso programa político.