Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

ANÁLISE

Genoino destaca os principais pontos do governo Lula

Câmara dos Deputados - Detaq
Sessão: 069.3.53.O  
Orador: José Genoino
Data: 15/04/2009
Hora: 15:00

Deputado José Genoino - Sr. presidente, Sras. e Srs. deputados, não fosse o preconceito, a disputa política pequena, certos setores da política e da mídia avaliariam de outra maneira o papel político desempenhado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Vou citar três acontecimentos importantes para destacar o papel do Chefe de Estado e de governo, uma grande liderança, que demonstra que o Brasil tem rumo, projeção e sabe se posicionar em momentos difíceis.

Primeiro fato, a crise. O presidente Lula agiu corretamente ao transmitir ao povo brasileiro paciência e segurança, não deixando de tomar nenhuma medida para enfrentar a crise no País. Os resultados já começam a aparecer. A tendência a seu agravamento começa a ser revertido.

Segundo fato, a reunião do G-20. O presidente Lula se portou como verdadeiro Chefe de Estado, em diplomacia presidencial que projetou o Brasil no cenário dos países desenvolvidos e emergentes, protagonista de uma nova agenda para enfrentar a crise do sistema financeiro e do modelo neoliberal.

Terceiro fato, o pacto dos Três Poderes. O presidente da República e os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal se articulam para apresentar um conjunto de medidas necessárias para enfrentar esse quebra-cabeça, esse bate-cabeças, essa superposição de funções entre algumas instituições do Estado brasileiro.

Peguei esses três fatos para mostrar que o presidente Lula é uma liderança testada, experiente, que tem noção do tempo da política, paciência e conhecimento de sua responsabilidade maior de Chefe de Estado, e a está cumprindo muito bem.

Não entendo por que setores da oposição e da mídia, só com base em preconceito ou disputa eleitoral, não compreendem isso. É óbvio, é só ler a imprensa internacional, quando não estamos aqui, para ver a diferença de tratamento que a imprensa internacional dá ao presidente Lula, em relação à imprensa nacional.

Essa disputa está ficando bisonha, porque cada vez mais o papel político de uma liderança se destaca no cenário nacional e internacional. Isso não é fruto de mídia e propaganda, é consequência de uma política que tem continuidade, é processual e serena e tem rumo. O presidente Lula está mostrando essa capacidade tolerante e paciente, mas ao mesmo tempo firme no sentido do objetivo a ser alcançado.

Por isso estamos realizando este grande projeto de mudança do Brasil, em todos os aspectos pelo aprofundamento da democracia. Eu não poderia deixar de destacar o papel político da liderança do companheiro Lula na condução do nosso País e na relação do Estado brasileiro com os demais Estados deste mundo conturbado. O Brasil se coloca em posição favorável, a ditar rumos e perspectivas para enfrentar esta crise, não colocando o peso dela nas costas do trabalhador e da população.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: