Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

1º de maio

Genoino celebra o Dia do Trabalho

Câmara dos Deputados - Detaq
Sessão: 087.3.53.O  
Orador: José Genoino
Data: 30/04/2009
Hora: 09:42


Deputado José Genoino - Sra. presidenta, Sras. e Srs. deputados, segundo a liturgia da tribuna, um assunto merece uma referência especial: o 1º de maio.

Esse dia de luta é uma história de afirmação dos trabalhadores do mundo inteiro como classe e como sujeito coletivo. É a superação da visão individualista, rumo a uma visão de classe e de projeto político que marcou a história da humanidade ao longo desses anos, e por que não dizer, principalmente dos dois últimos séculos.

Nós queremos lembrar o 1º de Maio também com referência na história do Brasil, sobre o que representa o 1º de Maio para os que lutam por uma sociedade democrática, por uma sociedade socialista, por uma sociedade humanista, por uma sociedade que não se resume à mercadoria como valor ideológico, ao consumo como expressão da cidadania nem às relações de mercado como referência para regular as relações sociais. O 1º de Maio representa para nós, da esquerda, uma referência de luta, de solidariedade, de afirmação da cidadania dos trabalhadores.

Nós, que participamos de vários 1º de Maio na clandestinidade, enfrentando a ditadura e nos grandes movimentos do ABC, agora o comemoramos com muitas conquistas para os trabalhadores. A mais importante é a conquista política de ter colocado um trabalhador na Presidência da República, que está construindo o melhor governo da história do Brasil e realizando um programa de mudanças.

As conquistas sociais que vêm se processando ao longo dos anos, de afirmação de direitos, são muito importantes para os trabalhadores. Hoje, no enfrentamento da crise do sistema capitalista mundial, nós, do PT, reafirmamos que os direitos sociais são intocáveis. Afirmamos a necessidade de se apostar no crescimento e no fortalecimento do setor produtivo e num projeto nacional que possa garantir para os trabalhadores e para o povo brasileiro melhores condições de vida, de trabalho e de políticas públicas.

Por isso, nesse 1º de Maio é importante lembrar a luta dos trabalhadores brasileiros, em especial das centrais sindicais, da CUT, pela jornada de 40 horas semanais; a luta contra a discriminação em relação às mulheres; a luta contra a discriminação em relação à população negra; a luta contra a discriminação em relação à população da faixa etária hoje conhecida como terceira idade.

É todo um processo de luta que o 1º de Maio representa, ou seja, aquilo que é fundamental numa visão de esquerda, que é a luta por igualdade social, a luta por cidadania. É essa luta por igualdade social que afirma o projeto alternativo que está, ao longo dos anos, mudando a humanidade e mudando o Brasil. Por isso o 1º de Maio tem o lado da luta, o da solidariedade, o da denúncia, mas também tem o lado da afirmação das conquistas, consequência da luta organizada dos trabalhadores.

Foi a condição de luta organizada de uma classe como um sujeito que possibilitou essas conquistas no mundo inteiro e em nosso País. Por isso, faço esta homenagem aos trabalhadores brasileiros nesse 1º de Maio.

Muito obrigado, Sra. presidenta.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: