Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

VOO 447

Genoino apoia ministro Nelson Jobim e ação das Forças Armadas

Câmara dos Deputados - Detaq    
Sessão: 143.3.53.O     
Orador: José Genoino
Data: 09/06/2009
Hora: 15:12  
 


José Genoino - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu gostaria de tocar em 2 assuntos da maior importância.

Diante dos fatos e diante dos episódios que a nação inteira acompanha, do desastre, da tragédia do Voo 447, da Air France, é importante observar como os oficiais da Marinha do Brasil e da Aeronáutica estão atuando com competência, profissionalismo e dedicação.

E ao falar sobre esse caráter profissional e competente, eu não poderia deixar de fazer aqui um pronunciamento de apoio e solidariedade às declarações e palavras do ministro Nelson Jobim.

O que o ministro Nelson Jobim fez, na quarta-feira, foi absolutamente correto. Mas a maneira como a imprensa tratou a entrevista do ministro foi parcial, desrespeitosa e inaceitável.

Até mesmo o colunista Chico Caruso que, de uma maneira desrespeitosa, jocosa, de uma maneira que desconsidera o trabalho que estava sendo feito, fez uma charge com o ministro Nelson Jobim.

As informações que o ministro Nelson Jobim colocou, naquela entrevista, sobre os destroços, sobre a área da pesquisa e sobre o trabalho que estava sendo feito pelos oficiais da Marinha e da Aeronáutica estão se confirmando.

As entrevistas dos oficiais da Marinha do Brasil e da Aeronáutica são entrevistas seguras, sérias, que não merecem esse tratamento dado do preconceito, da visão colonialista.

Até o governo francês e a Air France estão fazendo elogios à ação da Força Aérea Brasileira. Mas, aqui, Sr. presidente, a maneira como a imprensa trata o assunto é como se tivesse tendo uma visão pequena, uma visão de dominação.

E eu quero aqui expressar minha total solidariedade ao ministro Nelson Jobim, que agiu corretamente. Quero destacar também o profissionalismo e competência dos oficiais da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil que estão agindo em extrema dificuldade e em situação difícil, dando uma demonstração para o mundo de dedicação e profissionalismo. Porém, a cobertura feita é uma cobertura preconceituosa, tendenciosa e de campanha.

Até mesmo, Sr. presidente, a torcida que a grande imprensa brasileira faz para que o Brasil sofra maiores consequências da crise, merece destaque. É por isso que eu queria registrar é uma exceção, mas merece destaque o editorial do jornal Valor Econômico: A economia brasileira respira em meio a crise, diferente da torcida pela crise. Diferente da campanha e da tendência como a maioria da grande imprensa trata a crise, merece destaque o editorial do jornal Valor Econômico.

Editorial

Confira aqui a íntegra do editorial do Valor Econômico.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: