Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

CONJUNTURA

Genoino aponta resultados positivos do governo Lula

Câmara dos Deputados - Detaq
Sessão: 158.3.53.O
Orador: José Genoino
Data: 24/06/2009
Hora: 14:30 Fase: PE  



José Genoino - Sr. presidente, Sras. e Srs. deputados, pretendo, nestes 5 minutos, defender os resultados positivos do governo do presidente Lula e os principais resultados econômicos obtidos.

A média do crescimento do Produto Interno Bruto foi em torno de 4,1%. Temos ainda a produção industrial que, apesar de uma acentuada queda, como reflexo da crise, começa a aumentar e recuperar o crescimento que, em relação ao mês anterior, chega a 1,1%.

Em relação à produtividade da indústria, declaração do próprio Instituto de Estudos para Desenvolvimento Econômico afirma que o crescimento da produtividade da indústria em 2008 foi de boa qualidade, porque se deveu à expansão da produção física, bem como das horas pagas e do emprego.

No que se refere ao crescimento do comércio varejista, Sr. presidente, o crescimento é resultado direto da política de distribuição de renda do governo Lula, que colocou no mercado consumidor em torno de 15 a 20 milhões de pessoas.

Com relação ao crédito para pessoa física e jurídica, nós recuperamos, mesmo no quadro de contenção devido à crise, o crédito, e a média geral é positiva. Em relação à balança comercial, os números são positivos e, apesar da crise, os indicadores mostram que estamos com bom desempenho no comércio internacional. A inflação está sob controle. Isso é público, ninguém questiona. E há criação de emprego. Mês a mês está-se recuperando o número de empregos com carteira assinada.

Em relação ao salário mínimo, Sr. presidente, recuperamos o poder de compra do salário mínimo no período do governo Lula. Mesmo diante dos efeitos da crise, é a única experiência que mostra que houve um aumento do poder de compra do salário mínimo. E estamos governando a crise garantindo os investimentos em programas de transferência de renda e protegendo a população mais pobre e carente do nosso País.

Nas negociações salariais, ao longo do período do governo Lula, aconteceram com ganhos na maioria dos casos. Em 78% dos casos, houve ganhos acima da inflação. Esses resultados, Sr. presidente, somados à estabilização da tendência à queda do Risco Brasil e do desempenho da economia brasileira no cenário internacional e no cenário interno, mostram que o governo Lula está mudando o Brasil.

E nós estamos mudando o Brasil com paradigmas novos, alternativos aos paradigmas do modelo neoliberal, recuperando o papel do Estado como articulador, como promotor do investimento produtivo e das políticas públicas, afirmando políticas de distribuição de renda, o que dá uma qualidade ao crescimento econômico, uma política justa e correta em relação às contas públicas e à defesa da soberania nacional como um dos pilares da nossa política de inserção no mundo, tanto nas relações econômicas, nas relações comerciais e financeiras, como no protagonismo político da diplomacia presidencial exercida pelo presidente Lula.

Portanto, com essa nossa experiência ao longo desses 6,5 anos, estamos construindo um projeto que está mudando o Brasil, um projeto democrático, um projeto popular e um projeto soberano do ponto de vista da presença do Brasil no mundo.

Temos muito o que fazer. Temos de cuidar dos investimentos do PAC, continuar investindo nos programas sociais, continuar combatendo a desigualdade, a pobreza e a miséria, continuar articulando as políticas regionais com as políticas macroeconômicas.

E para esse compromisso nosso, é fundamental que façamos aqui diariamente a defesa do governo Lula. Esse projeto que está mudando o Brasil nós vamos defender nas ruas, para continuá-lo com a nossa companheira Dilma. Por isso, eu tenho dito que o terceiro mandato desse grande projeto representa Dilma para presidente da República. São os bons resultados, os êxitos, os números e o clima de esperança, de confiança e de otimismo que domina a maioria do povo brasileiro — esse é o sentido de um projeto que se está viabilizando.

Não está sendo fácil. É duro, é difícil. Temos falhas, derrotas, mas predomina o sentido da vitória política de um projeto que, disputando eleições, enfrentando uma governabilidade no sistema eleitoral que vivemos, construindo maiorias, seja na relação com o movimento social, seja na relação com o Congresso Nacional e com a grande liderança do Presidente Lula, estamos construindo para a mudança do Brasil.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: