Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

HOMENAGEM

Genoino fala sobre falecimento do deputado Dr. Pinotti

Câmara dos Deputados - Detaq
Sessão: 166.3.53.O  
Orador: José Genoino
Data: 01/07/2009
Hora: 14:08


Deputada Rita Camata - Concedo a palavra ao deputado José Genoino. S.Exa. dispõe de até 5 minutos.

José Genoino - Sra. presidenta, Sras. e Srs. deputados, a Câmara dos Deputados parou suas atividades no dia de hoje. A Câmara dos Deputados está menor, porque morreu o deputado Dr. Pinotti.

Na minha militância política, eu o conheci, médico, defensor dos direitos da mulher, militante do Sistema Único de Saúde. Convivi com ele em algumas campanhas eleitorais. Inclusive tive seu apoio, quando disputei o governo de São Paulo no segundo turno. Convivi na Câmara Federal com o Dr. Pinotti na Comissão de Seguridade Social e Família e nas batalhas que travamos aqui, algumas, unidos, outras, com diferenças políticas.

Mas é a figura do político humano, competente, que amava a vida, que marcou na história de São Paulo uma trajetória — o hospital Pérola Byington é exemplo disso —, de cuidados com a saúde da mulher como missão, vocação.

É uma grande figura humana e política, um grande companheiro na convivência, seja quando estávamos com as mesmas ideias, seja quando estávamos com diferentes idéias. A relação era saudável, democrática, respeitosa com uma figura política que tinha na vida humana sua missão e realização.

Por isso as relações com o Dr. Pinotti eram saudáveis e ricas, não eram de guerra e de extermínio. Era uma pessoa que somava, com quem convivemos ao longo da nossa experiência parlamentar e política.

Lembro-me de várias companheiras militantes do movimento de mulheres que têm no Pinotti uma referência e um batalhador, seja na discussão dos direitos da mulher, seja contra a discriminação das mulheres, seja no tema da saúde da mulher, seja no tema da saúde pública.

Nesta Casa construímos experiências com grandes líderes e grandes parlamentares em defesa da saúde. O deputado Alceni Guerra é um desses. Quem não se lembra do deputado Carlos Santana e agora do deputado Pinotti?

A Câmara dos Deputados está menor. Há um vazio na Câmara dos Deputados. Neste momento, que é importante resgatar a política, resgatar esses valores da política como bem comum e como missão, temos que homenagear o deputado Dr. Pinotti, estender esta homenagem aos seus familiares, aos seus amigos, aos seus correligionários de partido, a todos que conviveram com ele como reitor de universidade, como diretor de hospital, como Secretário de Saúde, como Secretário de Educação, como militante de campanha, como deputado federal, como presidente de Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados.

Portanto, quero dar este abraço. Este é um adeus cheio de fé, de esperança, porque esta era a marca da vida e da trajetória do Dr. Pinotti.

Muito obrigado.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: