Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

CONJUNTURA

Genoino analisa o desempenho do governo Lula

Câmara dos Deputados - Detaq
Sessão: 167.3.53.O  
Orador: José Genoino
Data: 02/07/2009
Hora: 09:58


Deputado Manato - Concedo a palavra ao nobre deputado, professor e escritor, ex-presidente nacional do PT, que tão bem exerce o seu sexto mandato, deputado José Genoino, que disporá de 3 minutos.

José Genoino - Sr. presidente, Sras. e Srs. deputados, telegraficamente falo aqui de um assunto muito importante e geral.

Todos nós do PT que convivemos com a história dessa grande liderança, desse grande político, Luiz Inácio Lula da Silva, sabe da sua capacidade, da sua fidelidade e da sua inteligência. Em muitas questões, uma inteligência intuitiva de um refinamento fora do comum. Por isso, o Lula é um líder incontestável no Brasil, com grande projeção mundial.

Faço esse pronunciamento, caros colegas, porque o presidente Lula tem uma capacidade de trabalho fantástica.

Ele governa, faz disputa política e acompanha todos os assuntos do País, seja na área externa, seja na interna. É um presidente atuante, firme, que tem noção do que está em jogo na disputa política contra o seu governo.

Para nós, do PT, para nós, parlamentares, é muito importante ter na liderança do companheiro Lula essa grande referência política e ideológica. Nos momentos decisivos, ele sabe qual é o lado da disputa política, o que está em jogo na disputa política, o que está em jogo no enfrentamento político.

Com essa capacidade de trabalho, com esse nível de exigência, com esse processo em desenvolvimento, para que, ao lado da condução competente do seu governo, da administração da crise com sucesso, estão aí os números e os dados para confirmarem o sucesso das medidas adotadas pelo governo, sob a liderança do presidente Lula.

Cabe a nós seguir nesse caminho e dar continuidade a esse projeto, colocando na Presidência da República outra liderança competente, com história, lastro e condições de conduzir o País, a companheira Dilma, ministra da Casa Civil.

Neste momento, Sr. presidente, em que a própria oposição reconhece os programas do governo e não tem discurso para se opor às políticas macro do governo, ela tenta fazer uma guerra, uma guerra nas questões secundárias, numa aliança com os grandes meios de comunicação, para tentar desgastar, para tentar fustigar o governo e a liderança do presidente Lula.

Nós, da base de sustentação do governo, confiamos que esse projeto, com uma condução competente, fiel e leal aos nossos valores e nossos objetivos, obterá sucesso.

Portanto, Sr. presidente, quero parabenizar o presidente Lula pela viagem que faz à África, à cúpula dos países africanos, e pelo posicionamento que vem adotando em relação a grandes temas nacionais.

Quanto a essa tentativa de guerra da oposição — e é guerra mesmo, porque para alguns setores da oposição é uma guerra de desespero, onde há os mais hábeis e os que chutam na canela — , sobressai ali a falta de um projeto e de um programa. Nós temos governo, temos projeto, temos programa, temos uma liderança e temos uma excelente candidata para ganhar as eleições em 2010.

Muito obrigado.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: