Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

Forças Armadas

Genoino homenageia a Marinha do Brasil

O SR. PRESIDENTE(Colbert Martins) - Convido para ocupar a tribuna o Deputado José Genoíno, que falará em nome do Partido dos Trabalhadores.

O SR. JOSÉ GENOÍNO (PT-SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Deputado Colbert Martins; Sras. e Srs. Deputados; Sr. Ministro de Estado da Defesa Waldir Pires; General Enzo Martins Peri, Comandante do Exército; Tenente-Brigadeiro-do-Ar José Américo dos Santos, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, representante do Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito; Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, Comandante da Marinha; Almirante-de-Esquadra Álvaro Luiz Pinto, Secretário-Geral do Ministério da Marinha.

Neste momento, passo a representar a bancada do Partido dos Trabalhadores, em função da impossibilidade do Deputado Carlito Merss.

Ao comemorar esta data magna, quero prestar duas homenagens especiais.

A primeira a todos os Comandantes da Marinha. Do primeiro Ministro, com quem estabeleci uma relação democrática e profissional, até o atual, todos foram profissionais, democráticos e estabeleceram correta relação com o Congresso Nacional.

A segunda à Escola de Guerra Naval, instituição de excelência, exemplo de conhecimento, de debate democrático e de conteúdo, a qual, no meu modo de entender, contribui de forma decisiva com a discussão das questões estratégicas do País.

Comandante da Marinha Júlio Soares de Moura Neto, esta homenagem é muito apropriada e importante. O Brasil, com seu projeto de soberania, de crescimento e de desenvolvimento, tem as Forças Armadas como um elemento fundamental e constitutivo. A Marinha, juntamente com o Exército e com a Aeronáutica, têm suas histórias vinculadas a esse projeto de defesa da soberania da Nação.
Hoje, quando discutimos defesa, necessariamente temos de discutir novos conceitos que se apresentam no mundo globalizado e as necessidades de uma instituição como a Marinha do Brasil. Refiro-me à soberana estabilidade sul-americana e àimportância da Marinha num projeto estratégico, o qual quero enfatizar aqui. O Congresso Nacional tem de defender um dos projetos mais importantes da história da Marinha, a construção do submarino.

O projeto do submarino é fundamental, porque garante o papel dissuasório. Não de expansão, nem de guerra, mas de dizer ao mundo que se entrar aqui, haverá estrago. Não vamos agredir, não vamos guerrear, mas os interesses do País são fundamentais. Somos vulneráveis na defesa da Amazônia e das nossas águas doces e salgadas. É impossível estabelecer um projeto de defesa integrado sem a participação da Marinha nesse projeto futuro de construção do submarino. E destaco aqui a importância desse projeto na história da Marinha.

Digo aos oficiais e a todos os integrantes da Marinha reunidos neste plenário que temos de viabilizar recursos e condições para que as Forças Armadas não sejam, de maneira alguma, sucateadas, e possam se desenvolver. Desenvolver-se hoje em defesa envolve pesquisa, conhecimento e tecnologia. Tudo isso se sintetiza nesse estratégico projeto para a Marinha do Brasil. Temos que tratar desses aspectos na elaboração do Orçamento e na discussão democrática sobre a modernização das Forças Armadas, integrando-os ao projeto de Nação que agrega inserção soberana no mundo globalizado, autonomia em conhecimento, pesquisa, tecnologia e capacidade de pronto emprego. Estes os aspectos fundamentais para a elaboração de uma política de defesa.

Portanto, deixo a todos os oficiais, à direção da Marinha e aos demais representantes das nossas Forças Armadas o compromisso militante do Congresso Nacional de viabilizar recursos e condições para que as nossas Forças Armadas sejam não uma potência, mas estejam à altura das exigências do mundo globalizado e da defesa de um País continental como o nosso.

Parabéns à Marinha do Brasil!

Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: