Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

PED 2009

CÂMARA DOS DEPUTADOS - Detaq
Congresso Nacional - Sessão
Número: 336.3.53.O
Data: 1/12/2009
 
Deputado José Genoino - Sr. presidente, sras. e srs. deputados, estou usando a tribuna para comentar o feito de meu partido, o Partido dos Trabalhadores, que realizou o PED, eleição direta. Praticamente estão concluídas as apurações, em torno de 97,2%.

O que essa eleição direta do PT revelou? Em primeiro lugar a força da militância e dos filiados. Participaram da eleição direta meio milhão de filiados, 510.899, ainda falta 2% a 3%. Desses 510.000 filiados, 466.500 votos válidos, 30.000 votos brancos, 13.500 votos nulos. Portanto, meio milhão de filiados, no Brasil inteiro, exerceram a cidadania partidária votando na chapa e nos candidatos a Presidente Nacional, Estadual e Municipal.

Esse é um fato importante que mostra a vitalidade e a força de um partido que, ao longo dos seus 29 anos, demonstra o seu vínculo com as camadas populares e seu compromisso com a luta por justiça, por liberdade, por igualdade, enfim, pelos valores de uma sociedade democrática e socialista.

Esse partido se coloca no nível de um partido vitorioso porque o seu projeto político está se realizando com o Governo Lula nas suas linhas básicas.

Ao longo dos nossos encontros e congressos, elaboramos resoluções, documentos e propostas que, cada vez mais, encontram ressonância nas políticas centrais do Governo Lula. Esse ânimo, esse entusiasmo dos filiados do PT de participarem de uma eleição direta é um atestado de que o partido está forte, está coeso e caminha para uma outra grande vitória, a eleição de 2010 com a companheira Dilma.

O segundo aspecto é que nessa eleição direta, repito, de mais 1 milhão de filiados, as posições defendidas pelo meu candidato a presidente do partido José Eduardo Dutra, pela chapa partido que muda o Brasil, têm a legitimidade da maioria dos filiados, porque nessa chapa e nessa candidatura de maneira transparente e coerente firmamos a defesa do projeto estratégico do PT, do projeto nacional do Governo Lula e a prioridade para eleger Dilma Presidente da República. Então a maioria dos filiados do PT legitimou essas posições.

Quero saudar a eleição do Dutra, do Edinho que é Presidente do Diretório Estadual de São Paulo e dos vários diretórios estaduais. Alguns poucos vão realizar segundo turno. Saúdo, também, a chapa Partido que muda o Brasil, que tem um programa político legitimado.

Ao fazer esse destaque, ressalto o clima de unidade, de debate com alto nível, que foi uma marca dessa eleição direta. Todas as chapas, todos os candidatos à Presidência da República, saíram maiores do que quando entraram na eleição direta. Por isso o PT tem condição de pactuar uma unidade política em torno do nosso objetivo central, que é dar continuidade ao projeto democrático nacional e popular conduzido pelo Presidente Lula e, A partir de 2010, com a vitória da Dilma Rousseff, será conduzido por ela.

Essa eleição direta mostrou a necessidade da unidade do partido com todos os candidatos e todas as chapas. Uma pactuação dessa unidade política é fundamental, assim como o fortalecimento, a valorização dos filiados, da militância partidária, a informação, a formação dentro do PT, que é algo muito importante, considerando que hoje, no seu processo decisório, é um partido de massa democrático e socialista.

Esse é um fato importante, pois o partido tem passado por tormentas e desafios, com erros e falhas, mesmo assim sinaliza uma trajetória vitoriosa que merece de nós a comemoração e que se destaque este grande  feito: meio milhão de filiados votou numa eleição direta.

Muito obrigado.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: