Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

30 Anos do PT - parte 2

CÂMARA DOS DEPUTADOS - Detaq
Congresso Nacional - Sessão
Data: 10/2/2010 

José Genoino – Sr. Presidente, quero continuar o discurso do nosso companheiro Vicentinho.
 
Fizemos inscrição para defender, nesses 30 anos, o Partido dos Trabalhadores, 30 anos em que o projeto do Partido dos Trabalhadores de transformar o Brasil com o princípio da igualdade social, de radicalização da democracia, da presença soberana do Brasil no mundo e de recuperação do papel indutor e articulador do Estado brasileiro para promover cidadania e crescimento econômico é um projeto vitorioso. E esse projeto vitorioso nos colocou à escolha de trabalhar com presença no Estado e, ao mesmo tempo, com presença na sociedade.

Por isso que diante dessa história rica, diante dessas vitórias — e a principal delas é o Governo do Presidente Lula — nós temos que aprender, principalmente com as vitórias, com nossos erros, com nossas debilidades. Mas afirmar, de maneira clara e insofismável, que esse projeto marcou a história do Brasil desde 80: Campanha das Diretas Já, primeira campanha eleitoral, movimento social, criação da CUT, 5 eleições presidenciais com o Presidente Lula.

Nós compreendemos 2 lições importantes: primeira, para mudar o Brasil era necessário ter um centro tático/estratégico, que era a eleição nacional com políticas nacionais. Centro tático/estratégico esse que está presente quando nós priorizamos a campanha à eleição da nossa companheira Dilma; segunda, compreender que é necessário transformações gerais no País pela via processual. Essa via processual, que muitas vezes costumo dizer que é caminhar no fio da navalha, tem-se mostrado correta. E nós nem caímos no pessimismo do crítico, que fica paralisado, é dono da verdade, só critica mas não transforma o mundo, e também nos afastamos de sectarismo, do isolamento e do gueto. O PT construiu essa sua identidade programática fazendo alianças, radicalizando a democracia e invertendo as linhas básicas da realidade brasileira.

Nesse sentido, Sr. Presidente, eu quero pedir a V.Exa. a transcrição dessa entrevista do atual Presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra, no jornal Folha de S. Paulo, no dia de ontem, o qual vai assumir no dia 19 durante o IV Congresso do PT, que é claro na defesa do PT.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: