Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

Homenagem

Genoino fala sobre os 99 anos da imigração japonesa

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Sem supervisãoSessão:

O Orador: JOSÉ GENOÍNO

SR. PRESIDENTE (Arlindo Chinaglia) - Com a palavra o Sr. Deputado José Genoíno, que falará em nome do PT.

O SR. JOSÉ GENOÍNO (PT-SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados; Exmo. Sr. Embaixador do Japão, Sr. Ken Shimanouchi; Exmo. Sr. Massami Uyeda, Ministro do Superior Tribunal de Justiça; ex-Deputados presentes, aproveito a oportunidade para lembrar a pessoa de Mario Kunigo e saudar os integrantes do Grupo Parlamentar Brasil-Japão e da Subcomissão Brasil-Japão.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, inicialmente farei 3 registros. Primeiro, ao participar desta homenagem aos 99 anos da imigração japonesa, lembro a maneira respeitosa, cordial, diplomática e amiga com que o Partido dos Trabalhadores foi recebido pelo Governo do Japão e pelos partidos que o integravam há 2 anos, quando chefiei delegação do meu partido. Em segundo lugar, lembro a figura da cultura e das artes universalistas para o mundo, o Brasil e o Japão, o Mabe, que tive o prazer de conhecer por intermédio de meu sogro, Keije Kayano, japonês que veio para a colonização. Faço o registro de uma pessoa muito querida: Sueli Yomiko Kanayama, companheira japonesa que lutou comigo no período da ditadura militar.

Como já foi dito nesta tribuna, a imigração japonesa tem um caráter de vontade, de luta e de determinação, e algo mais. A nossa relação é sem discriminação, sem preconceito, pluralista. Por isso, em todas as áreas e todas as atividades, na direita e na esquerda, nas classes altas e baixas, nas artes da cultura e do esporte, encontramos a marcante presença do Japão.

Para mim, isso é muito importante, pois convivo muito com os japoneses de São Paulo. Minha mulher é nissei, meus filhos são sanseis. Tenho uma vivência muito grande com esse povo. Em todas as suas manifestações, não se encontra sinal de discriminação, de preconceito nem de isolamento. Muito pelo contrário. Ressalto essa característica tão importante da colonização japonesa nesses 99 anos.

Certamente, o centenário contará com uma grande festa no Brasil e no mundo.Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Deputado Paulo Teixeira tem uma vinculação muito forte com a imigração japonesa por causa de sua companheira e de seus filhos. Os companheiros do Partido dos Trabalhadores têm relação muito forte e respeitosa com aquele povo. Este é um momento especial.Ouço com prazer o Deputado Paulo Teixeira, pois seu aparte será muito significativo.

Sr. Paulo Teixeira - Deputado José Genoíno, quero somar-me à sua homenagem, tendo em vista que fazemos parte da bancada de brasileiros gaijins casados com japonesas. V.Exa. é casado com a Rioco e eu com a Alice Yamaguchi. (Palmas.) A colônia japonesa ofereceu a este Brasil grandes mestres: Massami, nosso Ministro do STJ; Ruy Ohtake; Kazuo Watanabe; Luiz Gushiken.

Dessa forma, faço homenagem à maravilhosa colônia japonesa. Temos de pensar em nossos brasileiros que estão no Japão, que precisam ter resolvidas questões relativas à previdência e a Justiça. E o nosso Governo tem de dar solução a isso. Banzai aos 99 anos da colonização japonesa no Brasil. Obrigado

O SR. JOSÉ GENOÍNO - Estão presentes o Deputado Nilson Mourão, que também gostaria de se pronunciar, e a companheira Janete Rocha Pietá.Concluo dizendo que em todas às vezes, na minha história de vida, que é marcante, com posições muito claras, que me encontrei em atos, solenidades, eventos dos japoneses, da colonização japonesa em São Paulo, senti-me muito bem, senti-me em casa.

Por este motivo, é nosso dever celebrar esta data, comungar com toda a comunidade este encontro feliz e gratificante, um exemplo de integração, de convivência e de amizade.

Muito obrigado e parabéns aos 99 anos da imigração japonesa. (Palmas.)

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: