Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

A guerra da oposição na disputa de 2010

CÂMARA DOS DEPUTADOS - Detaq
Congresso Nacional - Sessão
Número
: 010.4.53.O
Data: 11/02/2010

Deputado Inocêncio Oliveira - Concedo a palavra ao Sr. Deputado José Genoíno, V.Exa. dispõe de 3 minutos.

Deputado José Genoino - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, setores da Oposição estão perdendo a cabeça, o senso e querendo fazer da disputa política eleitoral de 2010 uma guerra. Todas as armas são válidas segundo esses setores.

O alvo dessa guerra são colocações sectárias, inverídicas, inaceitáveis à nossa companheira Dilma Rousseff.

Dilma Rousseff é uma militante que tem história no Brasil, participou dos principais eventos da nossa história política desde a sua adolescência, no movimento estudantil. Tem, nessa sua coragem política, competência. Foi uma secretária importante do governo do PT de Olívio Dutra; foi uma Ministra de Minas e Energia que, com muita competência, logo após a crise do apagão no primeiro governo do Presidente Lula, resolveu o problema estrutural da área elétrica. E, como Ministra da Casa Civil, está desempenhando, tanto no primeiro quanto no segundo mandato do Presidente Lula, papel fundamental na gerência política do governo do Presidente Lula. Com um projeto, está mudando o Brasil do ponto de vista da soberania, do fortalecimento do papel do Estado, das políticas sociais, da distribuição de renda, do desenvolvimento regional, da solução do problema estrutural do Brasil. Dilma Rousseff é uma militante, uma política e uma gestora competente.

Setores da Oposição querem fazer nessa disputa ataques pessoais. Isso é desespero e tem sido essa a tônica desde que o nome da companheira Dilma começou a ser indicado como uma das possibilidades da disputa presidencial. E não tem dado certo: ela cresce nas pesquisas. A cada ataque, ela cresce um ou dois pontos, o que é um desespero.

O Brasil já superou este tipo de vale-tudo. Eleição não é uma guerra, mas uma disputa de projeto. E vamos para a disputa de projeto.

Respeitamos a Oposição, esta grande aliança de centro-direita e de direita. Ganhamos em 2002, ganhamos em 2006 e ganharemos em 2010. E temos uma líder, uma mulher, que tem história, competência, sensibilidade e condições de dar continuidade a este projeto tão bem conduzido pelo Presidente Lula.

Por isso, Sr. Presidente, quero fazer esta homenagem à minha amiga e companheira do Partido dos Trabalhadores, Dilma Roussef.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: