Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

O 4º Congresso Nacional do PT

CÂMARA DOS DEPUTADOS - Detaq
Congresso Nacional – Sessão
Número: 019.4.53.O
Data: 25/02/2010

Deputado Inocêncio Oliveira - Concedo a palavra ao Deputado José Genoino, do PT de São Paulo.

Deputado José Genoino - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero falar sobre um fato marcante na história do meu partido, o PT, que foi a realização do IVCongresso nos dias 18, 19 e 20. Um congresso com 1.350 delegados, 250 observadores e 200 observadores internacionais, com ampla cobertura, participação e acompanhamento da sociedade. Um congresso que é um marco na história do PT. E esse marco, Sr. Presidente, é pelo conteúdo das posições adotadas no congresso.

O PT tem uma história vitoriosa nesses 30 anos. E a principal vitória, ao longo de muitas experiências, é exatamente o projeto conduzido pelo Presidente Lula, que estátransformando o Brasil. Esse projeto, que representa um amadurecimento, um fortalecimento, um enraizamento do PT, terá agora, conforme as resoluções do congresso, um salto de qualidade na nossa caminhada, que éo desafio de eleger a companheira Dilma Presidente da República.

É claro que setores da Oposição, como não têm discurso, programa e projeto, nem podem criticar o programa e o projeto do Governo porque perdem voto, ficam fazendo uma guerra intempestiva, sectária, pessoal e até de baixo nível, mas isso faz parte do desespero daqueles que não têm idéias, nem projeto. Nós não vamos entrar nessas provocações, porque temos projeto, idéias, candidata e um partido unido. O PT tem uma sua base de apoio, que esteve presente ao congresso. Cito principalmente a presença do Presidente Nacional do PMDB, o Presidente Michel Temer.

Com uma jornada de 30 anos, podemos comemorar, sim, porque o partido tem um projeto, alcança o poder para buscar, através do processo democrático,transformar a sociedade. E foi isso que o PT fez e está fazendo. É claro que essa caminhada tem erros e falhas, mas ela é na essência vitoriosa.

E àqueles que tentam interditar e criminalizar o PT, tentando colocá-lo como algo inviável desde o seu nascimento, digo que esses 30 anos de hi9stória mostram que essas vozes do agouro, do pessimismo ou do combate sectário que lembra um pouco os anos 50, 60 e 70, do anti-comunismo, estão sendo derrotadas pela evolução democrática desde País.

Por isso, queria comemorar e destacar o IV Congresso do Partido dos Trabalhadores. Para fundamentar, solicito a V.Exa. que, completando este meu discurso, autorize a transcrição dessa minha nota Um marco na história do PT.

Muito obrigado.

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O ORADOR

Um marco na história do PT

O IV Congresso do Partido dos Trabalhadores realizado no último fim de semana desfez qualquer dúvida, bem ou mal intencionada, de que poderia haver sobre sua influência política, sobre a vitalidade da sua militância e sobre o futuro do PT.

Nosso Congresso foi muito mais do que um evento bem sucedido do ponto de vista organizativo e da disputa política eleitoral. Ele mostrou um partido amadurecido e ciente de suas tarefas.  O debate em torno do programa que o partido vai defender nas eleições e o entendimento de que ele é uma proposta, a ser levada para a discussão no interior da coalizão dos partidos políticos que marcharão juntos nas eleições deste ano, é uma expressão deste avanço.

Além disso, o partido se mostrou vivo. Com sua militância entusiasmada e “em forma” para a disputa. Credenciaram-se 1350 delegados, cuja pluralidade e representatividade social são comprovadas não só no conjunto dos movimentos sociais presentes ao encontro, mas no grande numero de emendas proposto ao documento final.

O IV Congresso reafirmou o caráter de esquerda, democrático e socialista do PT ao mesmo tempo em que evidenciou seu papel agregador ao reunir os líderes dos principais partidos aliados.

Um partido que cada vez mais influencia o mundo e desperta a atenção internacional. Prova disto foi a presença de 200 delegações e 250 observadores internacionais e a ampla cobertura do evento pela imprensa mundial, onde repórteres da CNN dividiam a entrevista com os da Al Jazeera.

Lula tem razão quando diz que o PT em 2002 já não era o PT de 1989. E assim como o de 1989 não era mais o de 1980, o de hoje é diferente do que o de 2002. Costumo dizer que podemos dividir estes 30 anos do PT em 3 grandes fases. A primeira de 1980 até 1989 como a da construção partidária. A segunda de 1989 até 2002 como a da construção da vitória e, por fim, a experiência de ser governo nestes oito anos do mandato de Lula. Nestes anos todos, administramos cidades e estados, enraizamos o partido nos movimentos sociais e adquirimos respeito internacional. Tivemos muitos acertos e cometemos erros que foram mudando e transformando o PT no grande partido que é hoje.

Por isso, entendo o IV Congresso como o marco de uma nova fase do PT. A consolidação de uma grande coalizão de centro-esquerda e a eleição da Dilma é um feito histórico, cujo alcance estratégico é a consolidação do nosso projeto de transformar o Brasil e a conquista de uma hegemonia política inovadora e progressista. O Brasil, transformado pela ação do governo Lula, vai querer continuar mudando e avançando. O IV Congresso demonstrou que estamos prontos para esta tarefa.


Abraços,

José Genoino

25 de fevereiro de 2010

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: