Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

Solidariedade ao Prefeito de Guarulhos

Câmara dos Deputados - Detaq
Congresso Nacional – Sessão
Número: 076.4.53.O
Data: 15/04/2010
 

Deputado Genoino - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, primeiramente tenho o dever de prestar homenagem ao grande lutador do povo brasileiro, Maurício Grabois, que recebeu referências inaceitáveis aqui.

Trago a esta tribuna um pronunciamento sobre um tema que tenho insistido nesta Casa. Quando o denuncismo vira prática política na relação de oposição e situação, quando o resultado eleitoral não é respeitado e se faz uma guerra política e quando as divergências viram questão judicial, fere os princípios da democracia. E é isso que está acontecendo na cidade de Guarulhos, quando os partidos de oposição, liderados pelo PPS, protocolaram um pedido de cassação do Prefeito Sebastião Almeida. O PT governa Guarulhos há 8 anos. Uma Prefeitura que reelegeu Elói Pietá, elegeu Sebastião Almeida, uma cidade que se transformou ao longo desses 9 anos, está fazendo um governo sério, popular e transparente.

A Oposição, que não tem discurso para se opor ao governo popular e democrático de Guarulhos, faz da ação, na Câmara, e do denuncismo uma maneira de se opor àquele projeto que governa Guarulhos. É um desespero, uma falta de discurso em que se busca judicializar as divergências. Judicializar as divergências políticas é um sintoma de autoritarismo, maniqueísmo e perseguição.

Sr. Presidente, expresso aqui a minha total solidariedade e apoio ao Prefeito Sebastião Almeida, inclusive porque essas denúncias, objeto de uma ação para cassação de seu mandato, que será derrotada, foram material de campanha eleitoral na eleição de 2008. Por isso, expresso meu total apoio e solidariedade ao nosso companheiro Sebastião Almeida.

Esse processo que estamos vivendo, Deputado Hauly, é o processo do canibalismo político. Esse canibalismo político de destruição do processo, das regras e dos procedimentos, em que tudo vira inimigo e amigo, gera o enfraquecimento das instituições democráticas. Esse processo, por que não tem responsabilidade a, b ou c.

Mas essa maneira como esse denuncismo entra nas instituições e nas relações políticas solicito apenas a isonomia de mais 1 minuto é exatamente para contaminar o processo democrático que constrói consenso e dissenso. Esse processo que está radicalizado, sectarizado, de baixo nível da cidade de Guarulhos, não é aceito pelos perdedores; os perdedores não têm discurso, não têm proposta e não sabem fazer Oposição programática. E aí é o espetáculo para criar confusão e dificuldades.

Por isso, expresso aqui minha solidariedade ao Prefeito Sebastião Almeida e minha convicção de que a Prefeitura vem sendo governada com seriedade e transparência.

Esse processo é fruto de denúncias requentadas do processo eleitoral. Muito obrigado, Sr. Presidente.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: