Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

Entrevista de Dilma Rousseff

Câmara dos Deputados – DETAQ
Congresso Nacional – Sessão
Número: 104.4.53.O
Data: 12/05/2010


Deputado José Genoino
- Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero chamar a atenção da Casa e da opinião pública para a entrevista que a companheira Dilma Rousseff concedeu à revista IstoÉ com o seguinte título: Nós fizemos e sabemos como continuar a fazer. Uma entrevista clara de uma pessoa segura, com argumentos convincentes de como ela participou da construção do projeto liderado pelo Presidente Lula, com a visão de uma servidora pública que afirma que foi para a atividade pública para servir à população como Secretária 2 vezes do Rio Grande do Sul, como Ministra de Minas e Energia e Ministra da Casa Civil. Uma mulher que começou a luta pela democracia e contra a ditadura aos 19 anos, que é uma honra para as nossas gerações e para as gerações deste País, que está sempre lutando para consolidar a democracia.

S.Exa. tem uma visão clara de como foi esse processo de construção do projeto nacional democrático para nosso País sob a liderança de Lula; aborda temas importantes como a gestão da política financeira, o papel do Banco Central com a responsabilidade da administração pública em reconhecer o papel do Banco Central e, ao mesmo tempo, tirarmos o País do modelo neoliberal, das privatizações, da estagnação econômica, da submissão ao FMI para um modelo econômico baseado no crescimento, na inserção soberana do Brasil no mundo, na distribuição de renda, na inclusão social e na geração de emprego.

Sr. Presidente, a entrevista mostra o preparo da Ministra Dilma, ao abordar todos os temas, questionados durante 4 horas, para exercer a Presidência da República e vai disputar a eleição com esse objetivo. Aborda temas com serenidade, com argumento e convicção. Isso é muito importante.

É por meio desse tipo de entrevista que solicito a transcrição nos Anais da Câmara dos Deputados.

Nós desmontamos o preconceito, a calúnia, a mentira e, principalmente, os setores da oposição que, não tendo projeto nem querendo se opor a Lula — na verdade, fazem uma oposição raivosa a Lula — , tentam espalhar uma guerrilha caluniosa e mentirosa.

A entrevista da companheira Dilma é uma entrevista de uma líder política, de uma pessoa que assumiu as funções do Estado brasileiro e que cumpriu com essas funções quando foi Secretária de Estado e nas 2 vezes em que foi Ministra, no primeiro e no segundo mandato.

Ela foi escolhida pelo PT e pelo Presidente Lula devido a sua trajetória, a seus atributos, a suas credenciais e, principalmente, ao seu exemplo de vida: uma pessoa dedicada à democracia, ao serviço público e à causa de construir um País mais justo, soberano e democrático.

Chamam a atenção, Sr. Presidente, essa e outras entrevistas em que a Ministra Dilma coloca a sua visão sobre o Brasil, sobre a continuidade do projeto liderado pelo Presidente Lula e sobre os avanços. Quem fez o que fizemos vai fazer mais.

É essa a credencial que vamos disputar, até porque os nossos adversários, que na verdade são anti-Lula, ficam com essa tática eleitoral do discurso vazio do pós-Lula. Somos Lula, somos PT e somos uma aliança de partidos aliados para continuar conduzindo esse projeto que está mudando o Brasil, que está construindo a esperança do povo brasileiro.

Nesse sentido, Sr. Presidente, solicito a V.Exa. a transcrição dessa entrevista nos Anais da Câmara dos Deputados.

Muito obrigado.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: