Versão para impressão | Indicar para amigo
Câmara dos Deputados – DETAQ
Congresso Nacional – Sessão
Número: 113.4.53.O
Data: 18/05/2010
Deputado Inocêncio Oliveira - Concedo a palavra ao ilustre Deputado José Genoíno, que disporá de 3 minutos.
Deputado José Genoino - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu uso a tribuna para destacar o papel do Presidente Lula no cenário internacional.
Lula é o Presidente da paz, e não da guerra. Sua iniciativa de selar um acordo e buscar negociações com o Irã, contra a política de guerra, de intransigência dos Estados Unidos e de alguns países da Europa, mostrou claramente uma vitória da política multilateral, da política de defesa da paz, da política que coloca o Brasil como protagonista na agenda internacional.
Inaugura uma política que aposta no consenso para solucionar os conflitos. O Brasil se fortalece como parceiro confiável diante da situação de alguns conflitos, como no caso da tensão com o Irã.
Esse processo foi criado e construído sem o protagonista das grandes potências. Essa relação com os países árabes, particularmente com o Irã, foi uma construção paciente, democrática e bem costurada pela competência da diplomacia do Itamaraty e pela diplomacia presidencial do Presidente Lula.
Essa iniciativa recebe por parte da grande imprensa nacional manchetes de pessimismo, manchetes de torcida contra, que não refletem o significado político da iniciativa da diplomacia brasileira. Como disse Rubens Ricupero, que não apoia nosso Governo, era o momento mais importante, um momento nobre da diplomacia brasileira.
As manchetes fazem coro com aquilo que pretende as grandes potências, que não aceitam que um país como o Brasil seja protagonista de uma política internacional baseada na paz, baseada no desenho de uma nova geografia do poder econômico mundial e de uma política externa calcada na ascensão dos países emergentes e dos blocos regionais.
Por isso, Sr. Presidente, solicito a V.Exa., nos minutos que faltam, a transcrição do meu pronunciamento.
Lula, o Presidente da paz e não da guerra.
Muito obrigado.