Versão para impressão | Indicar para amigo
Câmara dos Deputados - Detaq
Congresso nacional - Sessão
Número: 122.4.53.O
Data: 26/05/2010
Deputado José Genoino - Sr. Presidente, quero comentar uma matéria, divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo no dia 22 de maio, sobre a Pesquisa Nacional sobre a Saúde da Mulher, feita pela Fundação Nacional de Saúde. Uma em cada 5 mulheres de 40 anos interrompeu a gravidez. E aqui, o que diz? Cerca de 55% das mulheres precisaram ser internadas por causa das complicações. E vai mais à frente: 2 mil mulheres, entre 18 e 39 anos, foram entrevistadas. Essa pesquisa mostra que o aborto é um problema de saúde pública, e quando se adotam medidas preventivas diminuem a internação materna e a morte materna.
Ainda sobre essa pesquisa nacional sobre a saúde da mulher, como disse, feita pela Fundação Nacional de Saúde, há aqui um comentário muito importante. Para o pesquisador do Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas, Anibal Faúndes, qualquer estudo feito com entrevista face a face não consegue que todas as mulheres admitam o aborto. A realidade é daí para cima.
Tem-se um problema de saúde pública, de criminalização e de falta de atendimento preventivo, com foco em educação e informação.
Essa pesquisa é muito importante para se discutir a matéria sem preconceito, sem vinculação de credo religioso e sem qualquer interesse eleitoreiro. Tenho discutido a matéria. Apresento os dados da pesquisa para a reflexão dos nobres colegas.
Muito obrigado, Sr. Presidente.