Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

DEFESA

Genoino comenta a indicação de Nelson Jobim para a Defesa

O SR. PRESIDENTE (Fernando de Fabinho) - Com a palavra o Deputado José Genoíno

O SR. JOSÉ GENOÍNO (PT-SP) - Sr. Presidente, gostaria de elogiar a decisão do Presidente Lula de indicar Nelson Jobim para o Ministério da Defesa.

As medidas que estão sendo anunciadas pelo novo Ministro da Defesa, na administração da crise aérea, na discussão e na integração das Forças Armadas, na constituição de uma agenda que resgate a autoridade e o prestígio do Ministério da Defesa, numa visão de integração, de modernização das Forças Armadas, de valorização e de incentivo à auto-estima dos militares brasileiros diante de um projeto de defesa nacional, que envolve os aspectos de reestruturação, reequipamento, profissionalização, melhorias salariais, é algo muito importante.

Com todo o respeito à história, ao perfil, à vida do homem público Waldir Pires, não estou aqui fazendo uma comparação. Gostaria de ressaltar o meu respeito e a minha admiração pela história política e pelo exemplo de vida do nosso companheiro de partido Waldir Pires. Mas queria destacar que o novo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, está reconstituindo com gestos, com declarações e com medidas concretas a autoridade política do Ministério da Defesa, o que é muito importante.

A autoridade organizacional respeita as Forças Armadas em particular — as características do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Tenho muita esperança de que possamos, a partir deste momento, implantar o Ministério da Defesa.

Na quinta-feira dia 02 de agosto, Kenneth Maxwell, articulista de prestígio internacional, escreve um artigo na página 02 da Folha de S.Paulo sobre defesa e democracia, olhando o exemplo da Espanha e faz uma reflexão rápida em relação ao desafio, aqui no Brasil, de se dar atenção e de se priorizar o fortalecimento, a verdadeira implantação e a autoridade política do Ministério da Defesa.

Creio que essa importante reflexão pode nos ajudar num debate no Congresso Nacional, que tem de ser parceiro, tem de discutir, estar por dentro da agenda no que diz respeito à importância do fortalecimento do Ministério da Defesa, da agenda das Forças Armadas, da relação institucional com as Forças Armadas e a verdadeira relação entre o Poder Legislativo, através das suas Comissões de Defesa da Câmara e do Senado, através de Deputados que queiram tratar desse assunto, para que possamos incluir dentro da agenda nacional a agenda do crescimento, do combate à violência, da inclusão social, da política externa e de uma política de defesa nacional.

Muito obrigado

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: