Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Genoino fala sobre estudo da FGV

O SR. JOSÉ GENOÍNO (PT-SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, insisto em me referir à avaliação do Governo Lula, cujos dados demonstram a diminuição a pobreza e, em conseqüência, as desigualdades sociais.

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, intitulado Miséria, Desigualdade e Políticas de Renda: o Real do Lula, mostra que, nos anos 2004, 2005 e 2006, a redução acumulada da pobreza foi de 36%.

Segundo o Coordenador do Centro de Políticas Sociais do Instituto Brasileiro de Economia órgão da FGV , Marcelo Néri, a redução de cerca de 15% da pobreza, em 2006, é o maior resultado dos últimos 10 anos e mostramum crescimento da renda familiar per capita de 9,16% entre aspas , um resultado mais próximo a um crescimento chinês.

Ele também faz uma avaliação sobre o impacto do Bolsa-Família, do aumento do salário mínimo e da desigualdade, a qual, segundo a renda domiciliar per capita, também caiu em 2006, chegando a 15%.

Fazendo uma comparação entre o Governo Lula e o Governo Fernando Henrique Cardoso, a pesquisa mostra que a taxa de miséria caiu 8,47% no primeiro ano do Governo Lula — de 2002 a 2006 — , contra 3,14% do Governo FHC. No primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, a redução da miséria foi de 5,1%; no segundo, 0,43%.

Nosso Governo está combatendo a desigualdade, está diminuindo a pobreza e está melhorando a distribuição de renda. Portanto, merece nosso apoio. Essa é a característica de um Governo de mudança, de um Governo de Esquerda.

Para confirmar essas análises, registro aqui a cobertura do jornal espanhol ABC, do jornal El País, do jornal La Vanguardia e do diário Cinco Días. Todos destacam, na visita do Presidente Lula a Espanha, os resultados da economia, os resultados da política de renda e a confiança que os espanhóis, o governo espanhol e os empresários espanhóis demonstraram em aumentar os investimentos no Brasil.

Sr. Presidente, é este o pronunciamento que faço, com muita alegria, da tribuna da Câmara dos Deputados,

Muito obrigado.

 

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: