Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

Câmara dos Deputados

Genoino discursa sobre a pesquisa CNI/Ibope

O SR. JOSÉ GENOÍNO (PT-SP. Sem revisão do orador.) Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira, registra o crescimento da avaliação do Governo Lula. São indicadores altamente positivos que mostram que os rumosdas nossas políticas econômica, social e pública estão corretos.

As pesquisas realizadas, a avaliação dos nossos programas e o estágio que o País está vivendo mostram que nosso Governo está construindo um projeto de crescimento com distribuição de renda, democracia, soberania e inclusão social.Todos esses dados estão num trabalho realizado pela Liderança do PT para o qual solicito a transcrição nos Anais da Câmara dos Deputados:


Pesquisa CNI/Ibope: cresce avaliação positiva do Governo Lula

Pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira (12), aponta crescimento de três pontos percentuais na avaliação positiva do governo do presidente Luiz Ináciio Lula da Silva: 51% da população classifica o governo como "ótimo" ou "bom". O índice representa um aumento de 3 pontos percentuais em relação ao último levantamento feito em setembro. No mês de setembro, quando foi realizado o último levantamento, a aprovação era de 48%. O índice de aprovação de dezembro é o mais alto do ano. Somados aos 31% que consideram o governo Lula regular, a aprovação sobe para 82%

A aprovação pessoal do presidente também subiu dois pontos percentuais, saindo de 63% emsetembro para o patamar de 65%. Os que desaprovam o presidente caíram de 33% para 30%.

A pesquisa foi realizada entre 30 de novembro e 5 de dezembro. Foram ouvidas 2002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Já na avaliação negativa, 17% qualificam o governo como "ruim" ou "péssimo". Este indicador caiu um ponto percentual em relação a setembro, quando 18% da população avaliou desta forma o governo.

A nota média para o Governo Lula manteve o patamar de 2007, e foi de 6,6 em dezembro, segundo o levantamento. Há um ano, a nota média era 7.

Segundo a pesquisa, o índice mostra que há uma estabilidade das percepções em relação a Lula neste ano. Entre os segmentos pesquisados, a desaprovação supera a aprovação apenas na faixa que recebe mais de 10 salários mínimos por mês. O crescimento do saldo de aprovação é expressivo entre os jovens, na faixa com nível superior, entre os que recebem entre 5 e 10 salários mínimos e nos municípios que possuem entre 20 mil e 100 mil habitantes.

A pesquisa também mostra que 60% da população confia no presidente Lula, contra 35% que não confia. O contingente dos que dizem não confiar teve baixa de dois pontos percentuais em relação a setembro. A desaprovação do governo federal ocorre em temas como segurança pública (66%), controle da inflação (49%), taxa de juros (59%), desemprego (51%) e impostos (69%).

Na questão da segurança pública, ocorreu um aumento bastante nítido da desaprovação. Atualmente, 66% dos brasileiros desaprovam a atuação do governo na área, enquanto 32% aprovam. Há três meses, os percentuais eram 61% e 36%, respectivamente.

Hoje, 32% dos entrevistados afirmam que a segurança é o tema que mais merece atenção da sociedade. Há um ano, segurança aparecia em segundo lugar, com 23%. O primeiro era o combate à corrupção.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: