Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

INCLUSÃO SOCIAL

Genoino comenta a redução do desemprego e o aumento no Bolsa Família

Câmara dos Deputados
Sessão: 155.2.53.O  
Data: 26/06/2008
Hora: 14:03

Sr. presidente, sras. e srs. deputados, nesta semana, que estamos encerrando aqui na Câmara dos Deputados, três notícias sobre dados do nosso governo são indicadores de que o rumo das políticas públicas do governo Lula está correto.

O IBGE divulga que, considerado o período de maio de 2002 a maio de 2008, temos hoje a menor taxa de desemprego já registrada, em torno de 7,9%. Esse é um dado importante, que mostra que o crescimento econômico do nosso país gera sustentabilidade e distribuição de renda.

Também hoje a imprensa noticia que o governo Lula vai conceder um reajuste de 8% para o Bolsa Família, uma medida corretíssima.

Estas medidas, sr. presidente, a geração de emprego, o Bolsa Família e o salário mínimo têm sido responsáveis por uma outra notícia importante divulgada pelo IBGE: diminuiu a desigualdade de renda entre a população mais rica e a população mais pobre. O salário da classe de baixa renda subiu quatro vezes mais do que o dos ricos.

É claro que essa pesquisa mostra a concentração de renda no nosso país e é necessário continuarmos trabalhando por uma melhor distribuição de renda, com políticas públicas, com imposto progressivo, com investimentos orçamentários estatais. Mas é um fato positivo que, de 2006 para 2007, tenha diminuído significativamente a diferença entre os mais baixos e os mais altos salários.

Esses números mostram que as políticas públicas e a política econômica do governo Lula estão gerando emprego. E é bom lembrar que, no início do governo, todo mundo perguntava pelos 10 milhões de empregos. Agora não perguntam mais, porque já geramos mais de 10 milhões de empregos. A sustentabilidade fiscal internacional está produzindo em nosso país um clima de otimismo, de esperança, de confiança. Isso é muito importante para que possamos dar continuidade a essas políticas que estão resolvendo problemas históricos do nosso país, que nunca foram tocados com tanta vontade política, com tanta decisão de governo, que são a péssima distribuição de renda, a desigualdade social, a fome, a miséria e a exclusão.
 
Podemos somar a esses números da queda do desemprego e da diminuição da desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres por faixa salarial, o reajuste do Bolsa Família, o Luz para Todos, o Prouni, os investimentos do Fundeb, o Pronaf, a Agricultura Familiar, o Cefet. Portanto, estamos tratando de uma rede de políticas de inclusão, de políticas públicas de promoção da cidadania. E eu não poderia deixar de registrar, sr. presidente, nobre companheiro deputado Pedro Wilson, esse fato altamente positivo.

Para concluir essa minha falação no pinga-fogo da Câmara dos Deputados, eu também não poderia deixar de fazer aqui um registro. Quero me associar às manifestações de dor e de pesar pelo falecimento de dona Ruth Cardoso. Conheci dona Ruth Cardoso e o presidente Fernando Henrique Cardoso na minha militância política. Seja na academia, seja na atividade política, eu não poderia deixar de registrar essa dor, estendendo o meu respeito aos seus familiares, amigos e companheiros de partido.

Muito obrigado, sr. presidente.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: