Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

IPEA

Genoino aborda a melhora na distribuição de renda

Câmara dos Deputados - Detaq
Sessão: 180.2.53.O  
Data: 06/08/2008
Hora: 10h08
 
José Genoino - Sr. presidente, volto ao tema de que ontem falei nesta Casa: o quadro social revelado pela pesquisa da Fundação Getulio Vargas e pela pesquisa do Ipea baseada em dados do IBGE. O quadro mostra a evolução na distribuição de renda, na diminuição da pobreza, que foi reduzida de 35% para 24%, de 2003 a 2008; o significativo aumento, segundo dados do Ipea, da classe média, que em 2002 representava dois terços da população, e aumentou, em 2008, para três quartos da população. Isso é um quadro significativo.
 
O Brasil hoje tem a maioria da sua população no parâmetro, no patamar do que é conhecido como definição de classe média. A diminuição da pobreza, a melhora da renda, principalmente nas regiões metropolitanas, é um sinal consistente de uma política econômica que gera emprego. E o emprego é uma das causas da diminuição da pobreza; o aumento do salário mínimo é a segunda causa que contribui decisivamente para isso; e os programas sociais de transferência de renda.
 
Esses dados, tanto da pesquisa do Ipea como da Fundação Getulio Vargas, mostram que o rumo do nosso governo está correto.

O rumo de uma política econômica com responsabilidade, crescimento e responsabilidade fiscal, mas com um elemento fundamental — e, para nós da esquerda, uma questão de princípio — que é o combate à desigualdade social. O compromisso com a distribuição de renda e a diminuição da pobreza é um fato consistente na pesquisa revelada por essas duas instituições nas sete regiões metropolitanas.
 
Sr. presidente, nós temos de continuar com essas políticas, a política econômica e a política de crescimento e geração de emprego, e avançar nos programas sociais. Paralelamente a isso, os investimentos estratégicos na área da educação como elemento fundamental para o ingresso da população naquilo que nós chamamos de Portal da Cidadania, que é a oportunidade, o emprego, a disputa, a competição. E é isso que o governo está fazendo.
 
Por isso, destaco essas importantes notícias que estão na agenda do País desde ontem. E, como membro do PT e defensor do Governo Lula, quero que esses dados nos chamem atenção para a continuidade desse trabalho sério e consistente de um governo e um partido comprometidos com a luta pela igualdade social.

Muito obrigado.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: