Parlamento - Pronunciamentos

Versão para impressão  | Indicar para amigo

ELEIÇÕES

Genoino fala sobre os resultados do PT no processo eleitoral

Câmara dos Deputados - Detaq
Sessão: 234.2.53.O 
Data: 08/10/2008
Hora: 14:46

José Genoino - Sr. presidente, sras. e srs. deputados, é evidente que, após o período da disputa eleitoral de primeiro turno, podemos refletir sobre algumas lições importantes desse processo. A primeira lição maior é que o Brasil vai consolidando a democracia no processo da disputa eleitoral. O sistema de campanha, de apuração, de voto, está simbolizando e significando um avanço na consolidação de uma democracia de massa do ponto de vista eleitoral. Mas, ao mesmo tempo em que esse processo se consolida, ele revela a necessidade, os problemas e as limitações do nosso sistema político eleitoral. Cada eleição mostra a urgência e a necessidade de uma reforma política que trate do financiamento público de campanha, da fidelidade partidária, do fortalecimento dos partidos. E que, na disputa política eleitoral, possamos privilegiar os projetos, os programas em vez da personalidade, do personalismo.

De certa maneira, pelos resultados do primeiro turno, a eleição também significou uma tendência do eleitorado a este caminho. Particularmente, sr. presidente, o meu partido sai dessa eleição com uma vitória política e eleitoral em número de prefeituras, de cidades, de vereadores. Considerando a travessia do PT de 2004 para 2008, esta eleição mostrou o nível de amadurecimento, de unidade e, principalmente, de recuperação política da militância partidária. A militância social e política do partido foi o sujeito principal dessa eleição no primeiro turno.

Presto aqui a minha homenagem aos milhares de militantes do PT que seguraram a campanha e conseguiram vitórias importantes, em alguns lugares muito difíceis na disputa de rua.

Quero destacar que o governo do presidente Lula foi vitorioso no processo eleitoral. Em primeiro lugar, porque todo mundo sabe que a própria oposição teve dificuldade de atacar o Lula, e ela até preservou, por razões eleitorais, a figura do presidente e de seu governo.

Por outro lado, o resultado dos partidos aliados revela que os candidatos identificados com este governo saíram vitoriosos e, particularmente, já me referi ao PT, que teve uma vitória política importante. E queremos dar um salto maior na disputa do segundo turno.

Particularmente no meu estado, sr. presidente, nós temos uma disputa importante, estratégica, na Grande São Paulo, que abrange a capital do estado e cidades como São Bernardo, Mauá, Santo André e Guarulhos, nas quais militamos muito — em Osasco e Diadema, por exemplo, os candidatos do PT ganharam as eleições no primeiro turno.

Eu acho importante, nesse processo de disputa política, ressaltar o fortalecimento do PT e da militância partidária e o surgimento de novos quadros, que emergem dessas disputas e dos enfrentamentos político-eleitorais com um nível de compreensão e de discussão muito grande.

Por isso eu quero, nesta avaliação — nós faremos o debate mais aprofundado, certamente, depois do segundo turno —, deixar aqui o meu abraço e a minha homenagem aos companheiros que foram eleitos e também aos que não foram, bem como aos companheiros e companheiras que vão para o segundo turno, junto aos quais estaremos. De modo particular, abraço e homenageio a militância do meu partido, que foi um fator significativo e de importância estratégica na campanha eleitoral. Observamos, na disputa política que o meu partido, o PT, realizou, o resgate de uma militância histórica, com militantes novos; o resgate de uma militância de rua; o resgate de uma militância com idéias, propostas e argumentos.

Com a minha experiência concreta, eu falo de São Paulo, mas, conversando com os vários companheiros e companheiras de outros estados, constatei que essa foi a marca da eleição nacional, no que diz respeito ao Partido dos Trabalhadores.

Muito obrigado, sr. presidente.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: