1982-2002

Artigos | Projetos | Docs. Partidários

Versão para impressão  | Indicar para amigo

Artigos


Genoino participa de chat

Lu diz: Deputado, não teria como não fazer esta pergunta ao senhor. O que representa a perda de Mário Covas para a política nacional e para o PSDB? Por que o PT veiculou uma mensagem na TV de respeito ao governador?

Lu: O PT veiculou a mensage3m em respeito político ao Governador Mário Covas, quando esteve aliado com ele e quando esteve fazendo oposição esse respeito sempre existiu. A morte de Mário Covas cria uma lacuna para o PSDB e para o Brasil pela sua biografia vinculada a luta pela democracia e pela sua seriedade na política.

Marin quer saber: O senhor é mesmo candidato ao governo do Estado de São Paulo?

Marin: No momento eu sou candidato a candidato, porque a palavra final será dada pelo partido após consulta ampla entre os filiados e os militantes. É meu desejo disputar o Governo de São Paulo para apresentar um projeto estratégico superior ao dos tucanos, enfrentar a crise social no estado , o desafio da Segurança pública e construir uma gestão estatal e pública que projete São Paulo no cenário econômico nacional apontando saídas para um outro projeto de nação.

Anônimo pergunta: Como avalia o desempenho de Marta Suplicy à frente da prefeitura de São Paulo?

Anônimo: O governo da Marta está lutando para reconstruir um padrão ético na gestão dos interesses públicos, na prestação dos serviços principais à população e de reorganização administrativa de São Paulo. Até o momento ela está cumprindo com estes objetivos e que, apesar das dificuldades, acho que será um governo vitorioso.

Camila pergunta: E a presidência da República está nos seus planos?

Camila: No momento o nosso candidato com melhores chances é o companheiro Lula. Acho que o PT deve construir um programa de governo e um sistema de aliança para ser uma alternativa ao esquema político que governou o Brasil nos últimos 6 anos.

adm-rádio Jundiaí pergunta: Deputado, o que o senhor achou do bate-boca entre o senador ACM e a senadora Heloísa Helena, ontem, no Senado?

adm-rádio Jundiaí: Acho que a Heloísa Helena deu a resposta necessária e cabe ao Senado investigar se houve ou não violação do painel eletrônico. E que as denúncias do ACM, devem ser todas investigadas, de preferência numa comissão parlamentar de inquérito.

Durval pergunta: O senhor acha que a privatizacão para penitenciárias resolveria os problemas de rebeliões?

Durval: Não. O sistema penitenciário tem que ser reestruturado, separando os presos em penitenciárias menores, por nível de periculosidade, com segurança máxima para os vinculados ao crime organizado, ao narcotráfico ou aos chamados crimes hediondos. E aos demais, um sistema penitenciário vinculado ao trabalho e à educação. E reformar a administração penitenciária, impedindo-a de se vincular às quadrilhas ou grupos criminosos.

Alexandre pergunta: O PT é um partido que ainda desperta muita antipatia dos eleitores. O que o partido tem feito para mudar essa falsa imagem de baderneiros

Alexandre: Para uma parte dos eleitores essa antipatia é natural, porque o PT quer transformar e para algumas pessoas o status quo interessa. Para outra parte da sociedade, nós temos que ter um discurso mais convincente que elimine o medo e o preconceito.

Airton pergunta: Deputado, em sua concepção, o que é a ampla reformulação do estado????

Airton: Um estado republicano, que separe a esfera pública da esfera privada. Um estado transparente, com fiscalização e controle para evitar a corrupção. Um estado que promova a cidadania e que tenha uma gestão universal privilegiando as camadas mais pobres da população

maria carm pergunta: Senhor Genoíno, por que a demora do PT em definir o candidato à presidência da República? PRSA pergunta: Como o PT vai ganhar as eleições

maria carm: Porque o mais importante é definirmos um programa para o País, as alianças políticas e a construção de candidaturas fortes nos estados. Não temos pressa por definir um nome, até porque a principal liderança do PT está em primeiro lugar nas pesquisas.

PRSA, se tivermos um bom desempenho nas prefeituras, um bom programa de governo e alianças mais amplas do que o PT.

eugenio pergunta: O senhor abriu mão da ideologia socialista? Nesse mundo dominado pela globalização e pelo capital estrangeiro, qual a saída para os países do Terceiro Mundo?presidenciais de 2002 ?

Eugenio, não se trata de abrir mão do socialismo, os valores igualitários, humanistas e democráticos continuam atuais. O que eu critico é a visão de estado, de modelo econômico e de partido único das experiências socialistas.

Fernando pergunta: Até onde essa crise entre o ACM e o governo pode afetar as instituções no País??? O Congresso já está com sua imagem manchada com tanta disputa pelo poder e denúncias de corrupção....

Fernando: Se as denúncias não forem apuradas, a imagem do legislativo e do executivo fica comprometida. Acho que essa briga entre o ACM e o Governo é a crise de um condomínio político que está se encerrando. E se as instituições ficarem a reboque dessa guerra, elas cairão no descrédito.

professorpiracicaba pergunta: Gostaria de saber sua posição sobre o sigilo bancário e fiscal...

Professorpiracicaba, Sou contra o sigilo bancário e fiscal, principalmente para quem exerce cargo público. Acho que o sigilo deve proteger a individualidade, a privacidade e a intimidade das pessoas.

EraldoSP pergunta: Como oposição, o senhor consegue enxergar no governo FHC alguma coisa correta?

EraldoSP, discordo e faço oposição ao modelo econômico e político do governo FHC. A sua grande dívida com o País é na área social, na falta de investigação das irregularidades e ter contribuído para quebrar o sonho e a esperança do povo brasileiro.

Junior-Itatiba pergunta: O sehor não acha que existem muitas CPIs como a do futebol, por exemplo, que sempre acabam em pizza?

Junior-Itatiba, acho que não. As CPI cumprem um papel importante, não só para dar visibilidade às áreas podres da república, como sugerir mudanças legais para se evitar a bandalheira, a exemplo do que acontece no futebol.

LucianoRS pergunta: O futuro do Brasil estaria na igualdade de oportunidades?

LucianoRS, também, mas numa proposta que integre o País socialmente, com crescimento econômico e soberania e sempre aprofundando o sistema democrático.

PRSA pergunta: Aqui no Amazonas não percebemos as ações que estão sendo realizadas nas prefeituras petistas. Acho difícil o PT ganhar aqui no Amazonas. Que atitudes o PT pode fazer para mudar essa realiadade ?

PRSA, Em alguns estados, como no Amazonas, nós vamos construir uma política junto à sociedade, para mostrar as experiências do PT em outros lugares e ao mesmo tempo o PT ter condições de interferir nos problemas locais com soluções transformadoras.

Pedro pergunta: Alguns líderes do MST são claramente favoráveis à luta armada... O que o senhor acha disso ?

Pedro, o Movimento do Sem Terra é totalmente autônomo e independente do PT. Considero que a luta armada não é o caminho para chegar ao poder e nem teremos condições de solucionar os problemas graves de desrespeito aos direitos dos excluídos. A revolta em muitos casos é legítima, por causa da barbárie social, mas a proposta do partido é organizar lutas tanto organizando a mobilização da sociedade, quanto mudando as organizações de poder.

Alex pergunta: O senhor é a favor ou contra o nepotismo?

Alex, sou radicalmente contra o nepotismo, acho que ele deveria ser proibido nos três poderes.

Durval pergunta: Deputado, como pré-candidato ao governo de São Paulo, o que o senhor encara como maior desafio???

Durval, ter uma política econômica que gere emprego e enfrente a crise social e a questão da segurança pública.

Vanderley pergunta: Na opinião do senhor, a insistência de Eduardo (Suplicy) em lançar-se candidato, além de poder prejudicar indiretamente o Lula, não trás tambem um desgaste desnecessário ao PT?

Vanderley, é um direito do Suplicy colocar seu nome para o partido apreciar. A prévia não desgastará o partido, se aproveitarmos para realizar um debate de auto nível sobre as soluções para o Brasil.

Jb pergunta: Por que existem poucas mulheres nos principais cargos do PT?

Jb, isso é reflexo da pouca democratização da sociedade brasileira nas oportunidades para as mulheres participarem da política. O PT tem estimulado a participação das mulheres. Inclusive definiu uma cota de 30% de mulheres nos órgão de direção do partido.

Alex RS pergunta: Deputado José Genoino, vê alguma possibilidade de a Marta Suplicy participar das prévias do PT para a presidência???

Alex, não, a Marta vai governar São Paulo no período de 4 anos para o qual ela foi aleita. Ela tem afirmado isso constantemente.

João Paulo pergunta: O senhor acha que pode bater o Geraldo Alckmin nas urnas, mesmo ele não tendo herdado todo o carisma de Mario Covas ??

João Paulo, acho que a disputa em São Paulo vai ser de programa e de novos rumos para o Estado de São Paulo. O PT governa mais de 50% da população da São Paulo e a avaliação do governo do PSDB em São Paulo não é das melhores. Por isso temos chances de disputar para valer.

MarioRS pergunta: O que acha da supremacia petista no RS? É um estilo de governo a ser usado de exemplo para o resto do Brasil?

MarioRS, a força do PT no Rio Grande do Sul, se deve ao êxito das suas administrações, a capacidade das lideranças partidárias na disputas política e a certas condições políticas do próprio estado.

marcelo1 pergunta: O que o senhor tem a dizer dos funcionários públicos federais que estão à mais de cinco anos sem aumento salarial?

marcelo1, nós temos lutado, junto com o s servidores públicos federais contra esse descaso do governo. Além de ser uma grande injustiça, isso degrada os serviços públicos e dificulta o aumento das condições no atendimento à população.

LULA1 pergunta: QUAL É SUA OPINIÃO SOBRE O CIRO GOMES? ELE SERÁ UM FORTE CANDIDATO?

Lula1, é um candidato que busca disputar votos em parte da base do governo, tem uma presença forte no cenário político, mas não representa uma alternativa de esquerda para o Brasil

Pedro pergunta: Olhando para trás, o senhor acha que a vitória da luta armada nos anos 70 teria sido melhor para o Brasil ?

Pedro, dificilmente a luta armada conquistaria a vitória. Era um movimento de resistência isolado da população e o governo ditatorial era muito forte. Mas o exemplo dos que lutaram nos anos 70 foi importante para a construção democrática do País.

Caio 21 DF pergunta: Deputado, sou funcionário da Câmara, ou melhor, sou secretário parlamentar. O senhor acha justo o descaso que fazem com os comissionados, sem direito a ter carteira assinada ou FGTS?? Todos no Brasil acham que funcionario de gabinete é um mar de rosas, mas o que o senhor acha disso?

Caio 21 DF, Nós estamos lutando ao lado dos trabalhadores e aposentados para que o governo cumpra a decisão judicial para o pagamento do FGTS e fundos de pensões. Acho que o servidor público tem que ser valorizado, com plano de carreira e dignidade salarial para que ele possa prestar um bom serviço.

bikini pergunta: Deputado, gostaria de uma resposta simples para um pergunta simples. O senhor é a favor do aborto, contra o aborto ou acredito que esse assunto é sério demais para que os homens queiram resolve-lo pelas mulheres, as principais interessadas no assunto? Um homem dar um voto contra ou a favor do aborto em algum plebiscito é tão patetico e arrogante quanto uma mulher tecer opiniões legais sobre o direito ou não da operação de fimose. O que tem a dizer, clara, sucinta e objetivamente sobre a pergunta?

Bikini, acho que o aborto é uma questão que tem que ser tratada na esfera da saúde pública e como um direito das mulheres. Em situações extremamente delicadas e grave, ela possa decidir sobre a manutenção da gravidez com orientações médicas, psicológicas e sociais.

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: